Correio da Beira Serra

Incêndios levam ao cancelamento da 9.ª edição do Colcurinho Epic Trail em Oliveira do Hospital

Organização garante devolução das inscrições e promete regressar quando houver condições de segurança e de valorização da Serra do Açor

O município de Oliveira do Hospital e o Clube Atlético de Oliveira do Hospital anunciaram o cancelamento da 9.ª edição do Colcurinho Epic Trail, que estava marcada para 26 de Outubro, devido aos incêndios que em Agosto devastaram grande parte da serra do Açor, no distrito de Coimbra.

Os trilhos previstos para a prova ficaram destruídos pelas chamas, deixando “um cenário desolador” numa das zonas naturais mais emblemáticas da região. Após análise conjunta, as duas entidades concluíram que não estão garantidas as condições de segurança e de conforto necessárias para a realização da competição.

“Um manto preto cobre a magnífica serra do Açor, não sendo por isso o cenário ideal para esta mítica prova”, refere o município numa nota, sublinhando que a falta de vegetação compromete a consistência dos trilhos e aumenta os riscos para atletas e participantes.

A organização compromete-se a devolver a totalidade do valor pago pelas inscrições já efectuadas. Os atletas devem enviar um e-mail para o endereço desporto@cm-oliveiradohospital.pt com a sua identificação, número de inscrição e NIB.

O município e o clube admitem desenvolver iniciativas alternativas que possam contribuir para mitigar os efeitos do incêndio e apoiar a regeneração da área ardida, envolvendo a comunidade no processo de recuperação ambiental.

“O Colcurinho Epic Trail regressará quando for possível oferecer novamente um espaço natural único, desafiante e de grande beleza, num dos cumes mais importantes da serra do Açor”, assegura a organização, que deixa ainda uma mensagem de confiança: “A serra do Açor voltará a ganhar vida e cor”.

Exit mobile version