O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um agravamento do estado do tempo nos próximos dias devido a uma depressão quase estacionária a noroeste da Península Ibérica, que permanecerá até segunda-feira. O fenómeno está associado a uma superfície frontal fria e ao transporte de uma massa de ar frio sobre o arquipélago da Madeira.
De acordo com o IPMA, esta sexta-feira serão registados períodos de chuva no continente, que poderão ser intensos à passagem da superfície frontal fria, passando depois a regime de aguaceiros, que se manterão até domingo. A neve poderá cair acima dos 1.500 metros de altitude no sábado.
O vento forte será outra das preocupações, com rajadas de 80 quilómetros por hora (km/h), podendo atingir os 110 km/h nas terras altas. Devido a estas condições, o IPMA emitiu aviso amarelo para todos os distritos do continente entre as 12h00 e as 15h00 desta sexta-feira e novamente entre as 03h00 e as 09h00 de sábado.
Os distritos do Porto, Viseu, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo de vento para hoje e sábado.
Relativamente à agitação marítima, o IPMA emitiu aviso laranja para os distritos de Faro, Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga entre domingo e segunda-feira, passando depois a amarelo. A Guarda e Castelo Branco estarão sob aviso laranja entre as 21h00 de sábado e as 00h00 de segunda-feira.
Já devido à previsão de queda de neve, os distritos da Guarda, Castelo Branco, Bragança, Viseu e Vila Real estarão sob aviso amarelo no sábado e domingo.
Também a Madeira será afectada pela depressão, com aviso laranja para a Costa Norte da ilha e Porto Santo entre sábado e segunda-feira, devido a agitação marítima forte, com ondas de noroeste que poderão atingir os 11 metros de altura. O arquipélago está ainda sob aviso amarelo devido ao vento e à chuva forte a partir desta sexta-feira.
A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) alerta para a possibilidade de inundações, queda de árvores e acidentes rodoviários, recomendando precaução à população.
