Correio da Beira Serra

Livre promove jornadas parlamentares em Elvas para mostrar à população do interior do país que não está esquecida

O Livre inicia hoje as suas primeiras jornadas parlamentares, em Elvas, distrito de Portalegre, com foco nas dificuldades das populações do interior do país e com o debate do Orçamento do Estado para 2025 como pano de fundo.

“Vamos focar muito as jornadas parlamentares do Livre na questão do interior do país e de como o interior do país tem sofrido despovoamento, muito devido também à retirada das condições de vida para se conseguir viver em determinadas regiões do país”, afirmou a líder parlamentar do Livre, Isabel Mendes Lopes, em declarações à agência Lusa.

O círculo eleitoral de Portalegre elege apenas dois deputados nas legislativas, o que faz com que os eleitores deste distrito “apenas possam ver com real expectativa a eleição de dois ou três partidos”.

Para o Livre, este problema traduz “uma grande desproporção e desigualdade entre eleitores do mesmo país”, razão pela qual o partido vai insistir na criação de um círculo nacional de compensação, para combater “este desequilíbrio eleitoral e de democracia que existe entre as várias regiões do país”.

A dificuldade de acesso a serviços públicos básicos como na área da saúde, “uma simples caixa de multibanco ou o acesso aos correios” será outra das temáticas em cima da mesa nestas jornadas, nas quais o Livre quer ainda falar de criação de emprego e a sua ligação à sustentabilidade ecológica.

“Parece-nos que é muito importante que, por todo o país, as pessoas não se sintam esquecidas, não se sintam abandonadas e percebam que há políticos e há serviços e há Estado que trabalha para todo o país. Por isso é que nós quisemos marcar as nossas primeiras jornadas parlamentares em Elvas”, salientou a deputada.

 

Exit mobile version