A CCDR Centro distinguiu, em 2023, os 25 municípios da Região Centro que melhores condições oferecem para um envelhecimento seguro, saudável e activo. Entre os municípios distinguidos contam-se Lousã, Coimbra, Guarda, Pinhel, Seia e Viseu. Esta distinção resulta de um trabalho que contou com a colaboração da Universidade de Coimbra e que procurou identificar e classificar as dinâmicas territoriais locais, distinguindo os territórios que melhores condições oferecem para um envelhecimento seguro, saudável e activa.
“A Região Centro tem vindo a registar um declínio demográfico nas últimas décadas, marcado pela baixa natalidade e por uma população envelhecida e a viver mais tempo. O aumento da esperança média de vida é uma conquista civilizacional, assente em grandes investimentos na saúde, na alimentação, na ciência, na cultura. Importa agora assegurar a sustentabilidade desta ‘demografia disruptiva’, garantindo as condições sociais, económicas e ambientais que permitam um envelhecimento saudável e activo nos diferentes territórios do Centro”, explica a CCDR Centro na introdução do trabalho
“Perante este contexto, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. considera fundamental acompanhar e estimular as dinâmicas regionais em torno do envelhecimento activo e saudável. Para o efeito, desenvolveu-se este trabalho, que visa avaliar e definir o posicionamento dos municípios relativamente às suas características e dinâmicas enquanto Territórios (amigos) da Longevidade, contando com o apoio técnico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra para o desenvolvimento e aplicação da metodologia que a seguir se apresenta”, sublinha.
“Esta proposta metodológica visa precisamente identificar e classificar essas dinâmicas territoriais locais, distinguindo os territórios que melhores condições oferecem para um envelhecimento seguro, saudável e activo. Por um lado, parte-se de um conjunto multidimensional de indicadores de caracterização socioeconómica, disponíveis ao nível municipal, para medir o desempenho age-friendly dos territórios. Por outro, analisa-se a incidência de iniciativas de envelhecimento activo e saudável, a partir da análise à abrangência territorial, maturidade e capacidade de estabelecer redes e parcerias das candidaturas submetidas ao Prémio Regional de Boas Práticas de Envelhecimento Activo e Saudável, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (até à data, cinco edições referentes aos anos 2017, 2018, 2019, 2021 e 2022), bem como o reconhecimento que tiveram neste Prémio”.
“Como resultado, destacam-se os 25 municípios com valores acima da mediana nas duas componentes da análise, sendo por isso considerados os ‘territórios mais amigos da longevidade’. Estes 25 municípios estão distribuídos por sete das oito NUTS III do Centro, destacando-se a Região de Aveiro (9), Beiras e Serra da Estrela (6) e a Região de Coimbra (5); segue-se a Região de Leiria (2); e, por fim, Oeste, Viseu Dão Lafões e Beira Baixa (1 município cada)”.
Os “Territórios da Longevidade – Uma abordagem aplicada à Região Centro” em: https://www.ccdrc.pt/…/territorios-da-longevidade-uma…/
Município de Albergaria-a-Velha
Município de Figueira de Castelo Rodrigo
Município de Oliveira do Bairro
