Associação distribui rações, fruta e prepara entrega de palha; porta-voz alerta para urgência da ajuda aos rebanhos
O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões (MAAVIM) já está no terreno a apoiar alguns dos pastores que perderam toda a alimentação dos animais no incêndio que devastou Arganil e Oliveira do Hospital. A associação distribuiu rações e maçãs, ao mesmo tempo que efectua um levantamento dos pastores mais carenciados.
O porta-voz da MAAVIM, Nuno Tavares Pereira, conta que a entrega desta ajuda que estão a distribuir é importante, mas a identificação dos agricultores mais afectados é ainda mais importante para permitir que a ajuda, que tem chegado de várias pessoas, possa ser canalizada directamente para quem mais precisa. “Quem quiser ajudar pode contactar-nos, facultamos a lista das pessoas mais necessitadas. Estamos à espera de um camião de palha que foi oferecida e já indicámos os pastores em dificuldades”, afirmou.
Segundo o responsável da MAAVIM, a situação no terreno é grave, já que os animais ficaram sem pasto. “Andam nos sítios queimados, comem borralha, inalam fumo e acabam por adoecer ou morrer. A ajuda tem de chegar rapidamente. Não se pode esperar”, alertou.
