Correio da Beira Serra

MAAVIM pede alargamento até final de Maio do prazo da limpeza de terrenos e prevê três meses propícios a incêndios

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões (MAAVIM) solicitou hoje, em comunicado, que o prazo das limpezas dos terrenos, que termina hoje, seja ser prolongado até final do mês de Maio. “Hoje é o último dia que determina a limpeza dos terrenos, mas felizmente por motivos de abundância de chuvas é impossível que a maioria dos proprietários consigam limpar as suas propriedades até ao final do dia”, refere o comunicado, salientando que faz todo o sentido que o prazo seja estendido até ao final de Maio.

“O ano vai ser difícil em incêndios, porque esperam-se três meses muito secos e por tudo isso faz sentido que, nesse período, a vegetação e o material combustível estejam em menor quantidade e com a mínima altura possível”, refere a missiva da organização que tem actuado em defesa dos lesados dos Incêndios de Outubro de 2017.

A MAAVIM refere ainda que continuam a faltar medidas de apoio para os proprietários limparem os seus terrenos e para minimizar o abandono dos espaços florestais e agrícolas. “Não são os helicópteros que vão acabar com os incêndios, mas sim os bombeiros e os moradores dos territórios com floresta, que podem ser rurais ou urbanos”, conclui.

Exit mobile version