Correio da Beira Serra

Mais de quatro mil variedades em competição nos “Óscares do Queijo” em Viseu

O World Cheese Awards, conhecido por “Óscares do Queijo”, que se realiza há mais de 30 anos, iniciou-se hoje pela primeira vez em Portugal, no Pavilhão Multiusos de Viseu e Tenda Viseu. O evento prolonga-se pelo fim-de-semana  e conta com quase quatro milhares de queijos, de 47 países, sendo 182 portugueses. Uma participação considerada recorde.  o World Cheese Awards é organizado pela organização britânica “Guild of Fine Food” e  os queijos são avaliados por um júri internacional, com elementos provenientes de 40 países.

“Ao longo dos três dias haverá milhares de queijos, vinhos e produtos regionais para provar com um ‘summit’ de queijos’ e um festival gastronómico abertos ao grande público e de acesso gratuito”, disse em comunicado a organização, assegurando que este evento permite projectar diariamente os queijos portugueses além-fronteiras. “Um tributo ao incrível e incomparável legado de produção queijeira das diversas regiões do país”, sublinha na nota de imprensa.

A organização refere ainda que, além das provas, há ainda a possibilidade, de hoje, de “acompanhar, em primeira mão, o concurso de queijos, a partir de uma galeria, onde poderão acompanhar o processo de julgamento”.

“Incluindo o super júri dos World Cheese Awards, que irá decidir qual o queijo Campeão do Mundo numa avaliação de queijos ao vivo”, destaca Bruno Filipe Costa.

O fim-de-semana conta com diversas actividades em torno do queijo, desde visitas guiadas ao recinto dos WCA, que incluem degustações de uma selecção de queijos acompanhadas por um membro do júri, uma feira de produtores, provas e apresentações de produtos, bem como harmonizações de vinhos com queijos.

O Serra da Estrela estará entre milhares de queijos e a EstrelaCoop, detentora da Denominação de Origem Protegida (DOP), também vai estar presente. Joaquim Lé de Matos, dirigente da cooperativa, adianta que será realizada “uma conferência internacional sobre o queijo Serra da Estrela, dirigida a júris, jornalistas, influenciadores e pessoas ligadas à gastronomia”. Haverá também “uma exposição fotográfica e visitas guiadas a queijarias”, refere.

Exit mobile version