Correio da Beira Serra

Miguel Araújo é primeiro nome confirmado na FICABEIRA de 2026

Miguel Araújo é o primeiro nome confirmado na FICABEIRA e Feira do Mont’Alto de 2026, que se realiza entre 4 e 8 de Setembro, em Arganil. O músico actua no dia 5, naquele que será o seu regresso ao concelho cerca de uma década depois das anteriores passagens pelo certame.

A Câmara Municipal de Arganil anunciou o primeiro nome do cartaz e prevê divulgar nas próximas semanas os restantes artistas da edição de 2026. A escolha de Miguel Araújo abre a programação musical de uma feira que junta concertos, expositores, gastronomia e iniciativas ligadas à cultura, às tradições e ao tecido empresarial do concelho e da região.

O regresso do músico a Arganil acontece depois das actuações de 2015, a solo, e de 2016, com Os Azeitonas. Com mais de duas décadas ligadas à criação musical, o músico construiu uma carreira como intérprete e compositor, assinando também temas para artistas como Ana Moura, António Zambujo, Carminho, Ana Bacalhau ou Raquel Tavares.

No início de 2026, editou o álbum Por Fora Ninguém Diria, que a crítica tem assinalado pela qualidade da escrita e pela maturidade do trabalho. O concerto em Arganil deverá cruzar diferentes fases do seu repertório, incluindo canções do percurso a solo e do período com os Azeitonas, iniciado em 2002.

O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, considera que “o regresso de Miguel Araújo a Arganil traz de volta um artista que o nosso público bem conhece e estima, criando a expectativa de mais um momento de encontro entre gerações, num espaço que é de todos”.

Para o autarca, “a FICABEIRA assume-se como um certame de referência na região, capaz de atrair públicos diversos e de projectar o concelho”. Luís Paulo Costa acrescenta que é nesse sentido que a autarquia procura construir “uma programação que fale às pessoas e responda a diversos públicos e diferentes gostos”.

A ligação de Miguel Araújo a Arganil tem passado também pela colaboração pontual com o músico arganilense João Seco, trombonista dos Expensive Soul. Esse vínculo acrescenta significado ao regresso do artista ao concelho, agora como primeiro nome anunciado para uma edição que voltará a concentrar, durante cinco dias, actividade económica, cultura popular e programação musical no espaço da FICABEIRA e Feira do Mont’Alto.

Exit mobile version