Miguel Pinto Luz afirma que testes de certificação já começaram e garante que prazo definido para conclusão das obras foi cumprido.
A Linha da Beira Alta deverá voltar a estar operacional no final de Setembro, segundo anunciou ontem o ministro das Infra-estruturas, Miguel Pinto Luz, durante a cerimónia de assinatura do contrato de concessão da primeira parceria público-privada para a Alta Velocidade entre Porto e Lisboa.
A propósito do cumprimento de prazos, o governante revelou que “a CP está desde ontem com os testes para a certificação” da linha ferroviária, etapa necessária para o reinício da operação comercial. O ministro reafirmou que “o prazo para a conclusão das obras foi cumprido”, em linha com os compromissos assumidos anteriormente.
Há poucos dias, Miguel Pinto Luz declarara que a reabertura da Linha da Beira Alta ocorreria até ao final de 2025, admitindo então como hipótese “prospectivamente Outubro”.
Encerrada desde 2022 para obras de modernização, a Linha da Beira Alta é um dos principais eixos ferroviários de ligação entre o interior do país e a fronteira com Espanha.
