Correio da Beira Serra

Município de Arganil procura voluntários para teste simbólico na nova ponte suspensa de Foz d’Égua

Abertura oficial está marcada para 30 de Julho e inclui também a inauguração da requalificação da zona balnear

Para assinalar a abertura da nova ponte pedonal suspensa de Foz d’Égua, na freguesia do Piódão, o município de Arganil está à procura de voluntários que queiram participar num ensaio de carga simbólico, marcado para as 10h30 do dia 30 de Julho, quarta-feira.

O ensaio será acompanhado por técnicos do Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade. De acordo com a autarquia, os testes de segurança exigidos foram previamente realizados por equipas especializadas, que validaram a estabilidade e a fiabilidade da estrutura. O teste de carga agora anunciado não tem função técnica, mas um “carácter demonstrativo e simbólico”, assinalando a inauguração oficial da ponte.

A nova travessia pedonal, suspensa sobre a ribeira de Foz d’Égua, representa um investimento municipal de 150 mil euros e substitui a antiga ponte, entretanto interditada. Segundo a câmara, esta nova estrutura reforça a ligação entre margens e oferece uma nova perspectiva sobre “um local emblemático de elevado valor paisagístico”.

No mesmo dia será ainda inaugurada a requalificação da zona balnear de Foz d’Égua, intervencionada com um investimento de 110 mil euros. A obra visou melhorar acessibilidades, garantir maior conforto e reforçar a segurança dos utilizadores.

A participação no teste de carga está aberta a todos os interessados, que assumem individualmente o transporte até ao local e quaisquer responsabilidades decorrentes da sua presença. As inscrições decorrem até 29 de Julho através do formulário online disponível no site da câmara: cm-arganil.pt/formulario-de-inscricao-teste-de-carga-com-voluntarios.

Exit mobile version