O diploma “Compromisso Pagamento Pontual” foi atribuído ao Município de Arganil pelo décimo ano consecutivo. Este reconhecimento é resultado da prática mantida pela autarquia, “a primeira do país, em 2015, a assumir o compromisso de pagar a tempo e a horas aos fornecedores”.
“Enquanto entidade pública, temos responsabilidades acrescidas para com as empresas com quem nos relacionamos em matéria de pagamentos”, evidencia o presidente da Câmara, Luís Paulo Costa, convicto de que é esse o único caminho que faz a economia funcionar. “Apenas cumprindo com as nossas obrigações ajudaremos a que as empresas cumpram com as suas, prevenindo a deterioração económica que os atrasos nos pagamentos provocam e que levam, muitas vezes, a despedimentos e falência das empresas”.
Uma década depois da adesão ao programa, a autarquia continua a renovar a distinção de políticas de pagamento que promovem o emprego e geram segurança financeira. “Este selo é, desde logo, reflexo da disciplina financeira e do rigor nas contas que o município se empenha em manter”, sublinha Luís Paulo Costa, que assumia o Pelouro das Finanças aquando da subscrição do município ao Compromisso Pagamento Pontual em 2015.
“A boa gestão financeira e a política de rigor por que Arganil sem tem pautado ao longos dos anos garante a continuidade das medidas de apoio às famílias e empresas do concelho. Nomeadamente, a aplicação da taxa mínima de IMI e do IMI Familiar; a devolução da totalidade do IRS às famílias, que se traduz na entrega de 309 mil euros às famílias em 2023, e aplicação da derrama sobre o lucro das empresas fixada nos 0 por cento”, refere uma nota da autarquia, sublinhando que esta fiscalidade amiga das famílias e das empresas reflecte-se, ainda, na aplicação de tarifários de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos que estão entre os mais baixos do país.
O Compromisso Pagamento Pontual é promovido pela ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores, IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, CIP – Confederação Empresarial de Portugal, Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.
