Correio da Beira Serra

Município de Mangualde atribui 43 bolsas de estudo a alunos do ensino superior

Redução face ao ano anterior justifica-se com 36 candidaturas excluídas. Presidente da câmara, Marco Almeida, apela a que os estudantes regressem ao concelho após a formação.

O município de Mangualde atribuiu, no presente ano lectivo, 43 bolsas de estudo a estudantes do ensino superior, num apoio global de 17.500 euros. A cerimónia de entrega teve lugar esta sexta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e juntou bolseiros e famílias.

O apoio é destinado a jovens residentes no concelho que frequentem cursos de licenciatura, com ou sem mestrado integrado, em instituições públicas de ensino superior. As bolsas são atribuídas com base nos rendimentos do agregado familiar e visam comparticipar despesas com propinas, alojamento, alimentação, transporte e material escolar.

Segundo o presidente da câmara municipal, Marco Almeida, esta iniciativa pretende “aumentar o número de quadros técnicos superiores” no território, reconhecendo que “há uma obrigação de minimizar as dificuldades económicas das famílias dos alunos que pretendem prosseguir com os estudos”.

No total, foram submetidas 79 candidaturas, das quais 36 foram excluídas por não cumprimento dos requisitos do regulamento. No ano lectivo anterior tinham sido atribuídas 53 bolsas, número superior ao actual.

Marco Almeida expressou ainda o desejo de que o investimento público agora realizado tenha reflexo futuro: “Temos esperança de que este investimento tenha retorno, ou seja, que estes jovens, depois de formados, retribuam, desenvolvendo a sua actividade profissional no concelho.”

Exit mobile version