A Câmara Municipal de Seia, em colaboração com as farmácias e laboratórios do concelho, vai assegurar a testagem dos alunos, permitindo um regresso às aulas com maior segurança, após a interrupção das actividades lectivas do Natal e fim de ano.
A operação de testagem à Covid-19 abrange dois mil alunos, desde o 1º ciclo ao 12º ano de escolaridade, e visa antecipar eventuais constrangimentos no regular funcionamento das escolas. O objectivo, explica o Presidente da Câmara Municipal, Luciano Ribeiro, é aumentar os níveis de segurança e evitar a propagação entre a comunidade escolar e as suas famílias.
Os alunos serão testados no fim-de-semana anterior ao início do 2º período escolar, nos próprios estabelecimentos de ensino, que articulam o processo de agendamento que incluirá, além do aluno, o acompanhante (encarregado de educação/familiar) da criança/jovem.
A acção do Município actua em complementaridade aos testes disponibilizados pelo Governo, para os professores e pessoal não docente, de modo a evitar constrangimentos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, decorrentes da evolução da situação pandémica. O autarca refere que o município não se inibirá de lançar as medidas que se revelem necessárias, designadamente para combater a propagação da doença na comunidade, estimular a recuperação económica e assegurar a protecção social.
