Município de Tondela reforça apoio à Misericórdia do Vale de Besteiros com meio milhão de euros para novo centro social. O “Projeto 3G” visa centralizar várias respostas sociais numa antiga escola agrícola, garantindo melhores condições para idosos, crianças e apoio domiciliário.
O município de Tondela formalizou, na passada terça-feira, 27 de maio, um protocolo de apoio financeiro superior a meio milhão de euros com a Santa Casa da Misericórdia do Vale de Besteiros, destinado a apoiar a construção de novas instalações da instituição social. A assinatura ocorreu durante uma visita à Santa Casa, efectuada pela presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, acompanhada pelos vereadores João Carlos Figueiredo, Vera Machado e Francisco Fonseca, no âmbito da semana dedicada pelo executivo municipal ao sector social.
A Misericórdia do Vale de Besteiros pretende concentrar todas as suas respostas sociais na antiga Escola Agrícola, em Campo de Besteiros, num projecto estimado em mais de 2,2 milhões de euros. O edifício adquirido à Opus Dei será alvo de uma profunda remodelação para acolher o lar de idosos, jardim de infância, creche e serviço de apoio domiciliário, enquanto a Casa de Acolhimento Residencial Convívio Jovem será construída de raiz.
Este conceito organizacional inovador, designado “Projecto 3G – Santa Casa da Misericórdia Vale Besteiros”, visa reunir num único espaço várias gerações e valências da instituição.
A mudança da creche e do serviço de apoio domiciliário já beneficiou de um apoio do Plano de Recuperação e Resiliência no valor de 328 mil euros. Agora, a Santa Casa procura financiamento para as restantes obras, contando com o compromisso de apoio do município até 2040, num montante total de 540 mil euros, correspondente a uma ajuda anual de 36 mil euros.
“Nós não fazemos mais do que a nossa obrigação que é estar ao lado das instituições quando elas precisam. Confiamos na vossa instituição, na vossa capacidade de concretização e este é um projecto que merece a nossa confiança”, afirmou a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, acrescentando que a autarquia “deseja as maiores felicidades na execução desta obra que vai servir o concelho”.
O provedor da Misericórdia do Vale de Besteiros, Fernando Meneses, expressou o seu agradecimento pela colaboração da Câmara, destacando o empenho da presidente.
As obras de instalação da creche e do serviço de apoio domiciliário na antiga Escola Agrícola deverão começar em breve, estando previstas para conclusão até Março de 2026.
