Depois de Pinhel, Guarda e outros municípios se terem manifestado contra o Programa de Prospecção e Pesquisa de lítio, hoje foi a vez do concelho Sabugal se mostrar opor àquele programa, com o presidente da autarquia a assegurar que fará tudo para que a exploração “não avance”. “O município do Sabugal mantém a posição que tomou no dia 09 de Dezembro [de 2021] em conjunto com as 15 Juntas de Freguesia, numa reunião ocorrida no município”, disse hoje o presidente CM do Sabugal. Vítor Proença, que ouviu as Juntas de Freguesia da área de abrangência da prevista exploração do lítio, confessa que teve a esperança de que o Governo diminuísse a área.
“Mas constatámos que mantiveram a mesma área”, disse, sublinhando que a autarquia e juntas não vêem qualquer motivo para alterar os argumentos utilizados em Dezembro, quando o município se pronunciou contra relativamente ao Relatório de Avaliação Ambiental Preliminar do Programa de Prospecção e Pesquisa de Lítio no concelho. “Sem conhecermos mais detalhadamente qual é o plano de intervenção, [quais são as] contrapartidas ambientais, contrapartidas para as freguesias e para o município, neste momento, [a situação] leva-nos, novamente, a que estejamos contra, e tudo faremos, obviamente dentro daquilo que são as disposições legais, para que a exploração no concelho do Sabugal não avance”, explicou.
A Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) em oito áreas com potencial de existência de lítio concluiu pela exclusão de Arga e Segura, e viabilizou a pesquisa e prospecção daquele mineral em seis zonas. A AAE viabilizou as áreas denominadas “SEIXOSO-VIEIROS”, que abrange os concelhos de Fafe, Celorico de Basto, Guimarães, Felgueiras, Amarante e Mondim de Basto, “MASSUEIME”, que atinge os municípios de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Trancoso e Meda, “GUARDA-MANGUALDE C (Blocos N e S)”, que inclui Belmonte, Covilhã, Fundão e Guarda, “GUARDA-MANGUALDE E”, que abrange Almeida, Belmonte, Guarda e Sabugal, “GUARDA-MANGUALDE W”, que inclui Mangualde, Gouveia, Seia, Penalva do Castelo, Fornos de Algodres e Celorico da Beira, bem como “GUARDA-MANGUALDE NW”, área que inclui os municípios de Viseu, Satão, Penalva do Castelo, Mangualde, Seia e Nelas.
