Sim, tenho dito e repetido que este sistema capitalista-imperialista impõe o “pensamento único” através de poderosos meios de influência e manipulação, designadamente pelos grandes meios da comunicação social a que agora se juntam as chamadas “redes sociais”.
Também tenho afirmado que eu me mantenho alerta, de pé atrás, e que me esforço ao máximo para não pensar como este sistema – opressor de consciências e ações de facto livres – quer que eu pense e, em consequência, também aja.
No contexto desta malfadada e muito perigosa guerra entre a Ucrânia e a Rússia, temos escrito e expressado outros e diferentes pontos de vista não enquadrados no “quadrado mental” em que o “pensamento único” dominante nos quer manter encurralados.
Como exemplos desses outros pontos de vista, escrevi logo no início desta crise, aliás tal como antes, noutra crises similares, já tinha escrito, que os reais “mandantes” destas guerras todas, aqueles indivíduos e entidades que mais lucram com a tragédia das guerras, são os produtores e comerciantes dos armamentos – os “traficantes da morte” – são os “donos” das grandes petrolíferas e, de entre outros mais, ficam na fila à espera de vez os “donos” das grandes empresas da (re)construção civil. Ganham ainda os grandes Bancos e outros usurários. Os especuladores multinacionais do negócio agro-alimentar encarecem brutalmente o custo da alimentação – dos cereais – sobretudo através da “Bolsa de Chicago”. Perder, perdemos (quase) todos e muitas e muitas dezenas de milhar de inocentes perdem as vidas e perdem os teres e haveres.
Afinal, soube-se, 10 países da Europa venderem armamentos à Rússia… Agora, alguns desses mesmos países vão vender armas à Ucrânia…
Soube-se, entretanto, que 10 países da Europa facturaram centenas de milhões de euros para “engordar” os respectivos complexos militares-industriais com a venda de armas à Rússia… Estalou a guerra e, agora, estão já a vender armas à Ucrânia! Os EUA fazem o mesmo na traficância de armamentos. Portanto, as alegadas” pombinhas da paz” afinal lucram nos dois tabuleiros desta guerra e sofram e morram por lá os inocentes. É hipocrisia criminosa!
Katar e EUA preparam-se para passar a fornecer muitos combustíveis – sobretudo gás líquido – à Europa para “substituir” o gás-gás vindo da Rússia…
Maiores Bancos preparam-se para entrar nos “grandes” espaços bancários abertos com a guerra e para explorarem a Ucrânia com novos empréstimos bancários e também à Rússia, se puderem…
A União Europeia acaba de “inventar” a chamada “Bússola Estratégica”.
Afinal o embrião de “forças armadas comuns” aos seus Estados-Membro.
Preparemo-nos, pois, para pagar ainda mais impostos – à UE e à NATO – para ainda mais armas e para ainda mais guerras “dos outros”!
Assim, os “traficantes da morte” batem palmas e podem destinar apoios “generosos” para estes seus prestimosos “executivos” engendrarem as suas “eleições democráticas” …connosco a “pagar-lhes as facturas” …
***
Notícias, muitas, apontam já nesse sentido. Afinal o “pensamento único” ainda não tapa tudo e, embora reservada e quase silenciada, há informação que passa pelas grades da ditadura em vigor neste “sistema”.
Ou seja, nós não somos “bruxos”. Afinal, a vida e a realidade mostram estas traficâncias todas através das quais se pode ver melhor quem são os mandantes reais desta guerra e de todas as outras guerras, pelo menos desde há 50 anos para cá.
Procuremos sempre outros pontos de vista. Mantenhamo-nos lúcidos.
Guerras não! Paz sim!
Autor: João Dinis
