As regiões Norte e Centro do país vão sentir vento intenso e chuva persistente entre a tarde de hoje e a madrugada de quinta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O vento do quadrante oeste poderá atingir rajadas de 95 quilómetros por hora nas terras altas, enquanto a precipitação será por vezes forte no Minho e Douro Litoral, sendo mais fraca na região Sul.
Devido a esta situação, foram emitidos avisos de nível amarelo por precipitação para o Minho e Douro Litoral, e por rajadas nas terras altas das regiões Norte e Centro.
Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo e Braga estarão sob aviso entre as 21h00 de hoje e as 6h00 de quinta-feira, devido à previsão de vento de sudoeste rodando para noroeste, com rajadas até 95 quilómetros por hora nas zonas mais elevadas.
O IPMA emitiu ainda aviso amarelo, no mesmo período, para os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, devido à chuva persistente, passando a aguaceiros por vezes fortes, que poderão ser acompanhados de trovoada.
Nos próximos dias, o fluxo do quadrante oeste continuará a transportar uma massa de ar com elevado conteúdo em vapor de água, originando precipitação forte e persistente, em especial entre sexta-feira, dia 24, e sábado, dia 25. A região Centro deverá registar os acumulados mais elevados, com valores entre 50 e 100 milímetros, situação que poderá estender-se à região Norte.
Para domingo, dia 26, prevê-se uma melhoria nas condições meteorológicas no Norte e Centro, embora o sistema frontal se desloque para sul, onde a precipitação poderá ser temporariamente mais intensa até ao início da tarde.
Devido à “incerteza espacial e temporal associada a esta situação meteorológica”, o IPMA recomenda acompanhamento contínuo da evolução do tempo e dos avisos que serão emitidos nos próximos dias.
O aviso amarelo — o menos grave de uma escala de três — é emitido sempre que existe risco para determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.
