Correio da Beira Serra

Nova estrada envolvente ao cemitério de Tondela avança em 2025 e com financiamento estatal

A presidente da Câmara Municipal, Carla Antunes Borges, anunciou ontem, nas celebrações do 37º aniversário da elevação de Tondela a cidade, o lançamento no novo ano de 2025 da estrada entre as avenidas das Comunidades e Francisco Sá Carneiro, na envolvente ao Cemitério Municipal. O projecto está orçado em mais de 1,3 milhões de euros.

“Em 2025 queremos concretizar mais uma obra importante para a cidade: a criação da ligação viária entre Avenida Sá Carneiro e a Avenida das Comunidades. Este projecto vai ligar duas importantes artérias e irá abrir a cidade para novas dinâmicas de urbanismo e permitir a fruição do trânsito na envolvente de importantes equipamentos: o cemitério de Tondela, o Estádio João Cardoso e uma nova zona comercial”, explicou na sessão solene que ocorreu no salão nobre dos paços do concelho e em que participou o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território.

A autarca destacou ainda o facto desta nova via permitir criar “mais habitação”, consolidando o tecido urbano e habitacional da cidade.

O projecto inclui, entre outras intervenções, a construção de um estacionamento junto ao cemitério municipal, que foi ampliado recentemente pelo município.

Aproveitando a presença do secretário de Estado Hernâni Dias, a presidente da Câmara de Tondela pediu ao governante como prenda de Natal a aprovação da candidatura de financiamento desta empreitada, através de um contrato programa, apresentada à Direcção Geral das Autarquias Locais.

A estrada da envolvente ao cemitério municipal é um dos projectos estruturantes do executivo para 2025 na cidade de Tondela, assim como a requalificação da antiga Pensão Matos, onde após uma intervenção de 1,7 milhões de euros serão criados 13 apartamentos.

Carla Antunes Borges revelou ainda que a autarquia vai adquirir este ano um terreno por oito mil euros a privados para “fechar a coroa circular verde à cidade”, ampliando a frente ribeirinha do Dinha já recuperada.

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, deu logo no arranque da sua intervenção uma prenda de Natal à presidente da Câmara, confirmando um apoio do Estado no valor de meio milhão de euros para a nova estrada na cidade.  “Senhora presidente, não estando ainda no dia 24 de Dezembro para receber prendas, mas eu vou dizer-lhe já que vai poder passar o Natal descansadíssima porque a candidatura que o município submeteu vai ter um financiamento de 500 mil euros”, disse, recebendo um rasgado aplauso de todos aqueles que estavam presentes no salão nobre dos paços do concelho. “É também esta a responsabilidade do Governo, é o contribuir para o engrandecimento dos territórios”, referiu, acrescentando que é objectivo da tutela “criar melhores condições de vida para as comunidades, dinâmicas de desenvolvimento e um maior equilíbrio territorial no nosso país”.

Para ajudar nesse equilíbrio territorial, nomeadamente dos concelhos do interior, Hernâni Dias anunciou que o Governo está a preparar várias medidas. Uma delas passará pela revisão da lei das finanças locais. “É importante nesta revisão que possamos criar o efeito de solidariedade e isto significa que temos que ir aos municípios com maior capacidade de receita e que recebem muito dinheiro para podermos compensar aqueles que têm menos, que são regra geral os municípios mais pequenos e do interior”, afirmou.

No Portugal 2030, assegurou o governante o novo quadro comunitário de apoio, os concelhos que não estão localizados no litoral também sairão a ganhar. “Há um pacote financeiro directamente associado à parte económica e nós vamos garantir que obrigatoriamente 40 por cento desse bolo que vem para o país tenha que ser direccionado para os territórios do interior e ao mesmo tempo conseguir uma majoração de mais 20 por cento por forma a criarmos as dinâmicas necessárias de desenvolvimento nos territórios do interior”, justificou.

Hernâni Dias deu também uma novidade aos presidentes de junta presentes na sala: em 2025 as freguesias poderão candidatar-se directamente aos fundos comunitários.

Exit mobile version