Pois é, caminhamos para Agosto e nunca mais se ouviu falar da obra. A grande obra anunciada há décadas e que ligaria Coimbra/Covilhã/Viseu. Que compreende o IC6/7/37 continua sem fim à vista…. Primeiro, o IP disse que ia avançar com o pequeno troço do IC6 até à Folhadosa, mas nada mais aconteceu. Depois veio uma Ministra dizer que pagariam a obra com o concurso do 5G, mas nunca mais avança.
Ainda se tentou inscrever no PRR, mas não foi aceite. Isto é o que eles dizem. Porque as obras no litoral, sejam em alcatrão ou em carris continuam a ser adjudicadas. E se dissermos a Bruxelas que estamos no litoral, porque o Interior é em Madrid e que temos cá muita gente, será que a obra é feita?
Parece mais birra de eleições e que em breve terá novos capítulos. Esperam-se mais uma série de anúncios até Setembro, para depois em Outubro se analisar a situação. A pandemia ao que obriga…. Continuamos sem acessos dos tempos modernos e continuamos a desertificar o território que não é interior, mas que nos querem obrigar a ser. Talvez com a subida do nível do mar em breve estejamos no litoral, até porque já fomos Beira Litoral.
Aguardamos mais promessas furadas, com nomes pomposos. IP, PRR, 5G, etc.
Autor: Nuno Tavares Pereira
