Correio da Beira Serra

Oliveira do Hospital continua sem qualquer praia com Bandeira Azul, Arganil recupera Côja e Guarda perde Aldeia Viçosa

O concelho de Oliveira do Hospital continua sem qualquer praia Fluvial distinguida pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) que, hoje, anunciou os resultados das candidaturas para atribuição da Bandeira Azul 2024, em conferência de imprensa, que decorreu no Aquário Vasco da Gama, em Algés. A autarquia oliveirense desde 2022 que não exibe aquele galardão de qualidade nas suas zonas fluviais, o que aconteceu pela última vez em 2022 na Praia de Alvôco da Várzeas. Tábua, por seu lado, manteve entre as praias eleitas apenas a da Ronqueira e Arganil recuperou o galardão para Côja. A Guarda viu também a estância de Aldeia Viçosa perder o galardão, mas recuperou a de Valhelhas.

A Bandeira azul, recorde-se, é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios do Programa Bandeira Azul que estão divididos em quatro grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços. “A Bandeira Azul distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre”, refere a organização.

O direito de hastear e manter a Bandeira Azul pelos gestores de praias, marinas e embarcações, significa, explica a instituição, que a ABAAE reconheceu, no momento da atribuição, o cumprimento de uma série de rigorosos critérios ambientais, educacionais, de segurança e acessibilidade. Após essa atribuição, os respectivos titulares assumem os critérios subjacentes a essa atribuição. Apesar de a ABAAE poder realizar regularmente a verificação desses critérios nos sítios galardoados, nem a ABAAE, nem qualquer um de seus directores, colaboradores ou membros do júri são responsáveis perante qualquer pessoa no caso de existir qualquer não conformidade.

As Bandeiras atribuídas na região:

Arganil: 2- Cascalheira (em Secarias) e Côja

Guarda: 1- Valhelhas

Oliveira do Hospital: 0

Penacova: 2- Reconquinho e Vimieiro

Tábua: 1- Ronqueira

Seia: 2- Lapa dos Dinheiros e Loriga

 

Exit mobile version