Numa altura em que se assiste ao aumento da incidência da diabetes, aumentam também as preocupações em torno da doença. Em Oliveira do Hospital, no dia em que se comemora o Dia Mundial da Diabetes, são várias as iniciativas destinadas a prevenir a doença.
Utentes de várias instituições do concelho participaram, esta manhã, numa mega aula de aeróbica destinada a comemorar o Dia Mundial da Diabetes, que hoje se assinala. A iniciativa organizada pela Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital a que se associou a Câmara Municipal , várias instituições do concelho e a nutricionista Rita Morais visa a promoção de uma vida saudável numa altura em que a incidência da diabetes, em espacial tipo 1, dá sinais de maior prevalência sobretudo entre os jovens e idosos.
“Queremos chamar a atenção para esta doença, de modo a que possamos sensibilizar os oliveirenses e evitar o aparecimento da diabetes”, referiu ao correiodabeiraserra.com a vereadora da Câmara Municipal, Graça Silva.
No dia Mundial da Diabetes a chamada de alerta não se esgota na aula de aeróbica. Ao longo do dia decorrem na cidade rastreios gratuitos à diabetes, tarefa que é facilitada pela Unidade Móvel de Saúde da Fundação Aurélio Amaro Diniz e profissionais de saúde daquela instituição.
À tarde e à noite, no auditório da Biblioteca Municipal, decorrem workshops dirigidos à restauração e ao público em geral, pela nutricionista Rita Morais, com o objetivo de ensinar os melhores hábitos alimentares para prevenir a Diabetes.
