Oliveira do Hospital vai assinalar os 48 anos do 25 de Abril com um programa municipal que se prolonga até Maio e que inclui exposições, artes, actividades desportivas e concertos. As cerimónias protocolares comemorativas do 25 de Abril de 1974, que este ano dão o arranque das celebrações nacionais dos 50 anos da Revolução dos Cravos, em Oliveira do Hospital decorrem com um programa alargado organizado pelo município e que inclui, no dia 25, às 09h30, uma arruada da Fanfarra e Escolinhas dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital pelas ruas da cidade.
Às 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o hastear da bandeira com o Hino Nacional a ser interpretado pelo Coro Infanto-juvenil e Coro Juvenil de Sant’Ana. Às 10h30, a Sessão Solene das comemorações de Abril decorre com intervenções, poesia e música, com os Castelinhos e Júlio Pereira.
A celebração do Dia 25 de Abril prossegue às 14h30 no Jardim Oliveira Mano, com o VI Encontro Concelhio de Filarmónicas, com as participações da Associação Filarmónica Fidelidade de Aldeia das Dez, Filarmónica Sangianense e Sociedade de Recreio Filarmónica Avoense.
O Salão Nobre dos Paços do Concelho acolhe ainda, no dia 24, às 21h00, o espectáculo “Abril Pela Voz do Fado”, do Projecto Intermunicipal – À Beira do Fado. Amanhã, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, às 15h00, é apresentado o livro “As Invisíveis”, de Rita Pereira de Carvalho, com apontamento musical interpretado por Sara Marques. Às 16h00, o programa de Abril contempla uma tarde desportiva entre os municípios de Oliveira do Hospital e Tábua e às 21h30, no Café Central, há música ao vivo com o Concerto Vozes de Abril, nas vozes de Rafael Abrantes, Márcio Silva e Beatriz Neto Ti Julito Jazz e Musk Folk.
As comemorações continuam com o “Projecto Lar na Biblioteca – Onde Estavas no 25 de Abril”, no dia 26, às 14h00, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e, a 28, às 14h00, na Ludoteca de Lagares da Beira. No dia 29, às 21h30, no Auditório do Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital, o desporto está em destaque com a “Conferência Desporto em Debate: desporto, ética e bem-estar”. O evento conta com apontamentos de dança, no âmbito do Dia Mundial da Dança.
De 19 a 30 de Abril as Bibliotecas Municipais de Oliveira do Hospital acolhem o programa “Leituras de Abril” com a iniciativa Animações da Leitura – O 25 de Abril para os mais pequenos. Esta iniciativa carece de marcação prévia. Até ao dia 13 de Maio decorrem exposições nas escolas do concelho. A Biblioteca Escolar EBI Ponte das Três Entradas acolhe a exposição documental e de fotografia, “O Que Faz Falta – 37 Anos sem Zeca Afonso”. Na Biblioteca Escolar EBI de Oliveira do Hospital está patente a exposição documental “25 de Abril na Imprensa Portuguesa” e na Biblioteca Escolar da EB 2,3 da cidade, a exposição “Memórias de Zeca Afonso”. Na Biblioteca Escolar EBI Lagares da Beira decorre a mostra fotográfica “Retractos do 25 de Abril” e na EBI Cordinha, “25 de Abril por Imagens – Parte 2”. Na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira pode ser vista a exposição documental, “Sem Memória Não há Futuro: vítimas da ditadura. Resistência e Liberdade”. Na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital está patente a exposição “25 de Abril por Imagens” e na EPTOLIVA, “48 anos de Abril”, exposição documental.
Foto: Alfredo Cunha
