Correio da Beira Serra

Oliveira do Hospital assinala os 48 anos do 25 de Abril com programa que se prolonga até Maio

Oliveira do Hospital vai assinalar os 48 anos do 25 de Abril com um programa municipal que se prolonga até Maio e que inclui exposições, artes, actividades desportivas e concertos. As cerimónias protocolares comemorativas do 25 de Abril de 1974, que este ano dão o arranque das celebrações nacionais dos 50 anos da Revolução dos Cravos, em Oliveira do Hospital decorrem com um programa alargado organizado pelo município e que inclui, no dia 25, às 09h30, uma arruada da Fanfarra e Escolinhas dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital pelas ruas da cidade.

Às 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o hastear da bandeira com o Hino Nacional a ser interpretado pelo Coro Infanto-juvenil e Coro Juvenil de Sant’Ana. Às 10h30, a Sessão Solene das comemorações de Abril decorre com intervenções, poesia e música, com os Castelinhos e Júlio Pereira.

A celebração do Dia 25 de Abril prossegue às 14h30 no Jardim Oliveira Mano, com o VI Encontro Concelhio de Filarmónicas, com as participações da Associação Filarmónica Fidelidade de Aldeia das Dez, Filarmónica Sangianense e Sociedade de Recreio Filarmónica Avoense.

O Salão Nobre dos Paços do Concelho acolhe ainda, no dia 24, às 21h00, o espectáculo “Abril Pela Voz do Fado”, do Projecto Intermunicipal – À Beira do Fado. Amanhã, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, às 15h00, é apresentado o livro “As Invisíveis”, de Rita Pereira de Carvalho, com apontamento musical interpretado por Sara Marques. Às 16h00, o programa de Abril contempla uma tarde desportiva entre os municípios de Oliveira do Hospital e Tábua e às 21h30, no Café Central, há música ao vivo com o Concerto Vozes de Abril, nas vozes de Rafael Abrantes, Márcio Silva e Beatriz Neto Ti Julito Jazz e Musk Folk.

As comemorações continuam com o “Projecto Lar na Biblioteca – Onde Estavas no 25 de Abril”, no dia 26, às 14h00, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e, a 28, às 14h00, na Ludoteca de Lagares da Beira. No dia 29, às 21h30, no Auditório do Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital, o desporto está em destaque com a “Conferência Desporto em Debate: desporto, ética e bem-estar”. O evento conta com apontamentos de dança, no âmbito do Dia Mundial da Dança.

De 19 a 30 de Abril as Bibliotecas Municipais de Oliveira do Hospital acolhem o programa “Leituras de Abril” com a iniciativa Animações da Leitura – O 25 de Abril para os mais pequenos. Esta iniciativa carece de marcação prévia. Até ao dia 13 de Maio decorrem exposições nas escolas do concelho. A Biblioteca Escolar EBI Ponte das Três Entradas acolhe a exposição documental e de fotografia, “O Que Faz Falta – 37 Anos sem Zeca Afonso”. Na Biblioteca Escolar EBI de Oliveira do Hospital está patente a exposição documental “25 de Abril na Imprensa Portuguesa” e na Biblioteca Escolar da EB 2,3 da cidade, a exposição “Memórias de Zeca Afonso”. Na Biblioteca Escolar EBI Lagares da Beira decorre a mostra fotográfica “Retractos do 25 de Abril” e na EBI Cordinha, “25 de Abril por Imagens – Parte 2”. Na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira pode ser vista a exposição documental, “Sem Memória Não há Futuro: vítimas da ditadura. Resistência e Liberdade”. Na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital está patente a exposição “25 de Abril por Imagens” e na EPTOLIVA, “48 anos de Abril”, exposição documental.

Foto: Alfredo Cunha

Exit mobile version