O Partido Ecologista Os Verdes realiza, no próximo domingo, 15 de Outubro, uma caminhada em Pinheiro de Ázere (Santa Comba Dão), com início às 9h00 horas na Praia Fluvial Senhora da Ribeira com o objectivo de alertar para a defesa do território, protecção das comunidades e salvaguarda da natureza. Esta iniciativa pretende também assinalar os seis anos dos grandes incêndios de 15 de Outubro, acusando o Governo de não tomar medidas para evitar estas catástrofes.
Os grandes incêndios de Outubro de 2017 assolaram uma parte muito significativa da região centro causando inúmeras vítimas, elevados danos materiais e a devastação de vastas áreas naturais e florestais essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas”, referem Os Verdes. “Decorridos seis anos, não só as populações continuam tão ou mais vulneráveis aos incêndios como na maioria dos territórios afectados, apesar das inúmeras propostas de Os Verdes, muitas das quais aprovadas na Assembleia da República, nomeadamente no âmbito do Orçamento do Estado, não foram adoptadas pelo Governo medidas para a (re)arborização dos espaços florestais com espécies mais resilientes aos incêndios e para a salvaguarda da biodiversidade e ecossistemas”, sublinham.
“Hoje no território percorrido pelos incêndios de 2017 não só se constata a replantação de vastas áreas de monocultura do eucalipto, a expansão desta espécie através do seu crescimento espontâneo, assim como a proliferação de espécies exóticas invasoras como é o caso das acácias”, insistem.
