Correio da Beira Serra

População de Pinhanços apela a entrega de água, leite e fruta para apoiar bombeiros em incêndio activo

Mais de 180 operacionais e cinco meios aéreos combatem fogo em área de mato no concelho de Seia. Quinta Damigo em risco e circulação condicionada.

Um incêndio florestal está activo desde as 9h07 desta terça-feira, 30 de Julho, na zona de Pinhanços, concelho de Seia, distrito da Guarda. A ocorrência, com origem em área de mato, mobiliza nesta altura 180 operacionais, apoiados por 53 viaturas e cinco meios aéreos, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC). A situação continua “em evolução sem limitação de área”.

A origem do alerta partiu dos bombeiros locais. Nas redes sociais, a comunidade de Pinhanços tem lançado apelos à população para apoiar os operacionais no terreno com bens essenciais. A página “O Portal de Pinhanços” solicita a entrega de águas, leite e frutas para os cerca de 170 bombeiros que se encontram no local, sublinhando que os stocks disponíveis no salão de festas “já foram”.

Segundo a mesma fonte, a quinta Damigo encontra-se em risco devido à proximidade das chamas. A circulação automóvel está, por isso, condicionada, sendo permitida apenas até à ermida de Nossa Senhora da Lomba. As autoridades pedem especial atenção às movimentações das viaturas de combate ao incêndio.

A evolução do fogo continua a ser acompanhada pelas equipas no terreno. Até ao momento, não foram reportadas vítimas nem habitações atingidas.

Exit mobile version