
Naquele que é tido como o melhor programa de debate na televisão portuguesa – o “Prós e Contras”, da autoria da jornalista Fátima Campos Ferreira –, a discussão vai centrar-se em torno da anunciada intenção do Governo em passar a cobrar portagens nas chamadas auto-estradas sem custo para os utilizadores, como são por exemplo os casos da A25 e da A23.
Emitido em directo nas noites de segunda-feira, no “Prós e Contras” de hoje, que tem como palco o auditório do Teatro Camões, no Parque das Nações, vão estar, como principais protagonistas, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, e os deputados Miguel Macedo (PSD), Onório Novo (CDU) e José Manuel Pureza (BE).
A eventual introdução de portagens em algumas das auto-estradas do interior é um tema que tem estado a gerar uma forte polémica em vários sectores da sociedade, e no partido do Governo também são cada vez mais as vozes críticas – autarcas, principalmente – que vêm engrossando o coro de protestos.
Numa recente entrevista ao diário “As Beiras” o histórico socialista António Campos, por exemplo, recorda que “enquanto eles discutem isso, ninguém se lembra que há zonas do país que ainda nem sequer uma estrada têm”. “Estão a discutir se pagam ou não as SCUT´s, mas nós estamos aqui em Oliveira do Hospital onde andamos nas estradas do tempo da monarquia”, adverte o antigo eurodeputado do PS.