O presidente da Câmara de Tábua estimou hoje que os prejuízos causados pelo mau tempo no concelho ultrapassem um milhão de euros, com danos significativos em equipamentos municipais, infra-estruturas rodoviárias e zonas ribeirinhas. Em declarações à agência Lusa, Ricardo Cruz, afirmou que os estragos registados entre a noite de terça-feira e hoje estão “acima de um milhão de euros”.
O autarca destacou os danos nas coberturas do Pavilhão Municipal de Desporto de Candosa e do pavilhão de Midões, bem como em estradas, muros de suporte, sinalização e diversas estruturas. Entre os problemas mais graves, salientou os estragos na plataforma da praia fluvial da Ronqueira, provocados pela subida do nível da água do rio Alva, e os danos na estrutura dos passadiços do rio Cavalos, na zona de Vale de Gaios.
Segundo Ricardo Cruz, o município de Tábua irá solicitar ao Governo, na reunião agendada para as 14h00 de hoje entre o ministro da Economia e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que o concelho seja considerado elegível para a avaliação e compensação dos prejuízos, apesar de não constar, para já, na lista de municípios abrangidos pela situação de calamidade.
Por volta das 11h30, o edil garantiu que o fornecimento de energia eléctrica estava já totalmente reposto em todo o concelho, depois de interrupções que afectaram as freguesias de Vila Nova de Oliveirinha e Ázere.
Quedas de árvores, algum desabamento de terras e inundações nas zonas dos rios Alva e Cavalos têm concentrado a atenção dos serviços municipais, a par de danos no telhado do edifício da própria Câmara Municipal, entretanto já reparados.
