Cerca de 1267 alunos do pré escolar e Jardim de Infância de Oliveira do Hospital foram hoje brindados com o kit “A minha primeira horta” destinada a incutir hábitos de cultivo. Realizada à escala municipal, a iniciativa tem a pretensão de ser replicada a nível nacional.
Com o objetivo de assinalar o Dia Mundial do Ambiente, a União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços lançou hoje, numa parceria com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, a empresa Germisem e o Crédito Agrícola oliveirense um projeto pioneiro a que deu por nome “A minha primeira horta”. Corporizado num kit composto por utensílios necessários a uma plantação ou sementeira, o projeto tem o propósito de incutir nos mais novos o hábito do cultivo da terra e combate a práticas menos recomendadas.
Num segundo patamar, o autarca situa o objetivo de “potencializar as terras, o cultivo e os produtos locais”. Com o kit “a minha primeira horta”, Nuno Oliveira espera ainda estreitar a ligação entre “o meio escola e o meio família”. “Peço às professoras para que nos ajudem a por em prática este projeto para lembrar os alunos que devem regar os vasos em casa para valorizarem o crescimento das plantas”, continuou o presidente da União de Freguesias.
Promovido à escala municipal, o projeto “a minha primeira horta” foi, contudo, idealizado para o domínio nacional. “Lançámos o repto ao ministério da Agricultura e ao ministério da Educação e procuramos apoio do quadro comunitário, mas não foi possível por esta ser uma fase de transição”, explicou Nuno Oliveira, revelando-se expectante para que em próximos anos o projeto possa abranger alunos e escolas de todo país.
A “saudar o futuro de Oliveira do Hospital patente nestas crianças”, o administrador do Crédito Agrícola considerou a iniciativa “muito meritória”. Para Armando Lopes “ações como esta devem ser continuadas no sentido de criar gosto pelos produtos endógenos e agricultura”.
Ao lado da União de Freguesias na dinamização deste projeto, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apreciou a ideia de Nuno Oliveira que “nos tem habituado a coisas diferentes na nossa política”. “Quero dar os parabéns”, disse José Carlos Alexandrino que esta manhã partilhou com os mais novos o gosto pela agricultura.
