Correio da Beira Serra

PSD de Santa Comba Dão teme perda da construção do Centro Interpretativo do Estado Novo

O PSD de Santa Comba Dão assegura que continuará a fazer tudo para que o Centro Interpretativo do Estado Novo (CIEN) avance e promete estar ao lado do presidente da autarquia, o socialista Leonel Gouveia, para o concretizar. Os sociais-democratas, porém, referem não conhecer o projecto, para se envolverem. “E de juntos, torná-lo sólido e claro evitando o constante espaço para aqueles que desejam apagar a história como o que acontece com este anúncio de pré-projecto”, sublinha o PSD em comunicado, temendo que o projecto tenha sido abandonado.

O PSD diz-se espantado por Leonel Gouveia apresentar a abertura em Maio de um pré-projecto no sentido de auscultar a Comunidade para se chegar ao modelo final. Referem ainda que pelas declarações do autarca, o plano promovido pela ADICES, onde se previa o financiamento deste e de outros similares de matriz histórico-cultural na região, caiu, não tendo agora financiamento assegurado para continuar com o anunciado pré-projecto. “Um projecto tão impactante quanto este deveria ter sido contruído de forma séria e coerente, sustentado numa base científica sólida, bem comunicado e com decisão política determinada”, explicam.

O PSD de Santa Comba Dão teme que o pré-projecto não seja mais que algo para criar mais ruído e, eventualmente, hipotecar uma vez mais este importante activo, uma vez que houve “uma petição contra a construção do CIEN aprovada pelo Parlamento em Dezembro de 2020 com os votos do PS, PCP, BE e Os Verdes e com a abstenção do PSD e CDS, o abandono em 2021 do projecto por parte da Universidade de Coimbra e agora, com o alegado insucesso da candidatura da ADICES”.

Os sociais-democratas desafiam, porém, os socialistas “a nível nacional e, sobretudo, a nível distrital e local” a virem publicamente apoiar a concretização do CIEN “e a disponibilizar-se para sensibilizar o seu governo para os bons propósitos do mesmo”, uma vez que consideram o CIEN “um projecto estratégico para o conhecimento aprofundado e distanciado de um período marcante da história do nosso País” e que “deve ser concretizado em Santa Comba Dão, terra Natal da figura mais marcante desse período, Oliveira Salazar”.

“O CIEN deve retractar de forma absolutamente isenta toda a realidade política, social e económica desse período permitindo a leitura e interpretações livres a quem nos visita ou a quem queira aprofundar mais o conhecimento sobre esse período. Entende o PSD que, para assim ser, o CIEN tem de se ter um forte respaldo técnico-científico e político”, sublinham.

Exit mobile version