Correio da Beira Serra

ER338 reabre totalmente ao trânsito em Manteigas, três anos após o incêndio de 2022

Via esteve condicionada desde Agosto de 2022; obra de 3,3 milhões de euros contou com apoio europeu

A circulação na estrada ER338, no concelho de Manteigas, será totalmente restabelecida a partir das 18h00 desta quinta-feira, 14 de Agosto, quase três anos após o incêndio que levou ao condicionamento da via. A câmara municipal anunciou “com particular satisfação” o final da empreitada, que permite retomar o trânsito sem quaisquer constrangimentos e nesta via que serve o Maciço Central da Serra da Estrela,.

Segundo a autarquia, na próxima semana irão decorrer trabalhos finais de limpeza, que não implicam interrupção da circulação. A câmara recorda que assumiu um papel activo na solução, garantindo financiamento, preparando o concurso público e fiscalizando a obra, apesar de a estrada ser nacional e, por isso, fora da sua jurisdição.

A intervenção, com um custo total de 3.303.656 euros (mais IVA) e um prazo de quatro meses, consistiu na montagem de barreiras dinâmicas ao longo dos troços atingidos pelo incêndio. A obra resultou de um acordo entre o município e a Infra-estruturas de Portugal, com colaboração técnica do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e financiamento da União Europeia.

Exit mobile version