Os dois últimos evadidos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, Rodolfo José Lohrmann, de 59 anos, e Mark Cameron Roscaleer, de 35, foram hoje detidos em Alicante, Espanha, pela Polícia Nacional. A detenção seguiu-se a um trabalho persistente e ininterrupto de recolha e troca de informações entre a Polícia Judiciária (PJ) e as autoridades espanholas.
Os dois homens estavam em fuga desde o dia 7 de Setembro de 2024. Desde então, a PJ recolheu informações que permitiram localizar os evadidos no sul de Espanha.
Rodolfo José Lohrmann, cidadão argentino, tem uma longa carreira criminal, sendo referenciado por envolvimento em crimes de alta organização e especialmente violentos, de carácter internacional. Entre os crimes que cometeu destacam-se a associação criminosa, o branqueamento de capitais, o roubo a banco, a detenção de arma proibida, a falsificação de documentos e o furto qualificado. Investigado pela PJ, cumpria uma pena de 20 anos de prisão, com início da reclusão a 16 de Novembro de 2016.
Mark Cameron Roscaleer, cidadão britânico, é também conhecido por crimes violentos, como roubo com arma de fogo e sequestro. Investigado pela PJ, cumpria uma pena de 9 anos, com início da reclusão a 10 de Maio de 2019.
Ambos os evadidos estavam sujeitos a mandados de detenção internacional emitidos pelas autoridades portuguesas.
