A CDU reclama a reabertura da Unidade de Saúde em Ervedal da Beira que se encontra encerrada, desde o dia 1 de Julho, devido à entrada na reforma profissional do médico titular do lugar. “Aliás, isto sucede também sem a informação pública do prazo provável de reabertura” explicam os responsáveis comunistas. “Afinal, aconteceu aquilo que já se receava e para o que já havíamos alertado a População e as entidades responsáveis”, sublinham.
Frisando que apesar de ser do conhecimento geral o aproximar de entrada na reforma profissional do Clínico que aí prestava serviço, a CDU diz que “as entidades responsáveis, a ARSC, Administração Regional de Saúde do Centro (Coimbra), o Ministério da Saúde e mesmo a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital – tudo Entidades ligadas ao PS – não quiseram evitar este mau desfecho com o encerramento, dotando, a tempo e horas, esta Extensão/Unidade de Saúde em Ervedal da Beira com pelo menos um(a) médico(a) que continuasse a assegurar, sem quebras, o serviço público de saúde aos respectivos utentes”.
“A este propósito, cabe até recordar as declarações, afinal propagandísticas, feitas durante a inauguração do novo Edifício desta Extensão/Unidade de Saúde – em Março de 2018, há já mais de três anos – pelo então Ministro da Saúde, pela Presidente da ARSCentro (Coimbra) e também pelo Presidente da Câmara, em que foi prometida a imediata abertura de concursos para a entrada de três novos médicos no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital. Porém, e pelos vistos, “esqueceram-se” de contemplar (pelo menos até agora) esta Extensão/Unidade de Saúde em Ervedal da Beira… É lamentável, tanto mais que continuamos em plena pandemia e assim se deixa uns 1 500 Utentes desamparados!”, pode-se ler no comunicado assinado pelo candidato à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital pela CDU, João Dinis.
João Dinis garante, na missiva, que a CDU solicitou, vai para dois meses, uma reunião à Directora do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital para se dialogar sobre a situação da Saúde e dos Serviços de Saúde no nosso Concelho, desde logo com a pandemia mas também com outros aspectos como o desta Extensão/Unidade de Saúde, e de outras, no nosso Concelho. “Porém, e apesar da nossa insistência, essa reunião ainda não nos foi marcada. Ora, pelo avolumar de problemas sem resposta ou a reunião é marcada rapidamente ou teremos que concluir que a ARSCentro prefere esconder esses problemas todos em vez de os resolver, o que, para além de comprometer a Saúde Pública, também revela um comportamento antidemocrático e nada transparente”, acusa.
O comunicado termina assegurando que a CDU questionará o Governo e reclamará ao Ministério da Saúde e ao Governo PS a imediata reabertura dos serviços públicos desta Extensão/Unidade de Saúde em Ervedal da Beira. João Dinis escreve, a concluir, que irá também reclamar junto do município de Oliveira do Hospital e da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira que intervenham, rápida e firmemente, com o objectivo de se conseguir este objectivo com a maior urgência.
