Correio da Beira Serra

Requalificação das unidades de saúde de Nelas avança com investimento de 3,5 milhões de euros

As obras de requalificação das unidades de saúde do concelho de Nelas iniciaram-se ontem, com a intervenção no Centro de Saúde de Nelas. Até ao final do mês, terão início também as obras na Unidade de Saúde Familiar (USF) de Canas de Senhorim, anunciou ontem a Câmara Municipal.

A assinatura do auto de consignação, realizada esta terça-feira, 5 de Fevereiro, marcou o arranque formal da empreitada no Centro de Saúde de Nelas. Os trabalhos começam já hoje com a instalação do estaleiro, o que implicará o encerramento parcial do estacionamento. A autarquia informou que o espaço será reservado a utentes, pessoal médico, enfermagem e funcionários, apelando à população para utilizar os estacionamentos públicos existentes nas imediações. Durante o período de obras, o acesso ao edifício será feito pela lateral, na Avenida Rodrigo da Fonseca.

No caso da USF de Canas de Senhorim, os trabalhos arrancam ainda este mês. Durante a intervenção, o serviço será assegurado provisoriamente num contentor instalado para o efeito.

A requalificação das duas unidades de saúde resulta de uma candidatura apresentada pelo Município em 2023 ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da medida “Requalificar ou adaptar edifícios para aumentar a eficiência energética, cumprir planos de contingência e/ou assegurar a acessibilidade, a segurança e o conforto dos utentes e profissionais”. O investimento global nas duas empreitadas ascende a 3,5 milhões de euros, com valores atribuídos conforme a área de cada edifício.

A Câmara Municipal destaca que estas obras eram há muito aguardadas e visam melhorar as condições das unidades de saúde para utentes e profissionais.

Exit mobile version