O Sabugueiro é a primeira Aldeia Inteligente de Montanha (Smart Mountain Village). O projecto, que deixou aquela localidade da Serra da Estrela dotada de diversas soluções tecnológicas, ao nível da sustentabilidade ambiental, mobilidade e saúde, bem como com ligação à internet via fibra, foi hoje apresentado pela Câmara Municipal de Seia e a Fundação Vodafone Portugal. Este projecto-piloto, que vai aumentar o bem estar da população e dos turistas, contou ainda com a colaboração da Unidade Local de Saúde da Guarda, da Junta de Freguesia do Sabugueiro, da Associação de Beneficência do Sabugueiro e das Águas do Zêzere e Côa (actual Águas de Lisboa e Vale do Tejo).
O investimento gerou, entre outras transformações, economias de cerca de 20 por cento ao nível da energia doméstica e de cerca de nove por cento no consumo de energia eléctrica na rede pública; na vertente de recursos hídricos, uma redução nas perdas reais da rede de distribuição de água da freguesia na ordem dos 12 por cento; na área da saúde, a colaboração com os prestadores de cuidados de saúde ao nível da monitorização remota de sinais vitais (nomeadamente glicemia e tensão arterial); a redução dos custos de transporte dos utentes e emissão de carbono nas distâncias percorridas entre o Sabugueiro e o Centro de Saúde, com recurso a um veículo eléctrico a funcionar numa lógica de Eco Táxi Social; o acesso da população à rede de fibra de última geração da Vodafone como motor de combate à infoexclusão e factor de competitividade económica.
O Presidente da Câmara Municipal de Seia era um autarca satisfeito. “Apostar num modelo de desenvolvimento que associa criatividade, tecnologia inteligente e conhecimento para responder aos desafios actuais dos territórios de baixa densidade, incorporando equilíbrio ambiental e eficiência dos recursos naturais é uma das prioridades das políticas do município de Seia. Ter como parceiro estratégico a Fundação Vodafone na implementação do projecto ‘Sabugueiro, 1.ª Aldeia Inteligente de Montanha’ é algo que me deixa muito orgulhoso e reconhecido enquanto autarca”, explicou Carlos Filipe Camelo.
Na cerimónia, o Presidente da Fundação Vodafone Portugal explicou
O Presidente da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, por seu lado, classificou este projecto como um claro exemplo de inovação e resiliência. “É um projecto altamente diferenciador que associa a imponência da montanha e a preocupação pelo bem-estar das pessoas enquanto capital mais valioso dos territórios. A inteligência e o conhecimento aliados ao serviço das pessoas e do seu bem-estar”, Jorge Brito. Já o presidente do Turismo do Centro de Portugal disse acreditar que “esta aposta da Fundação Vodafone, na modernização e sustentabilidade da região” terá impacto nos habitantes do Sabugueiro e na zona envolvente. “Mas também as milhares de pessoas que visitam esta aldeia tão característica de Portugal, localizada acima dos mil metros de altitude”, concluiu Pedro Machado.
Sabugueiro é uma aldeia rústica e característica da Serra da Estrela e faz parte da rede das Aldeias de Montanha que também envolve as localidades de Alvoco da Serra, Loriga, Sazes da Beira, Teixeira, Valezim, Lapa dos Dinheiros, Vide e Cabeça, todas no município de Seia, distrito da Guarda.
