Santa Ovaia, no concelho de Oliveira do Hospital, acolhe, no próximo sábado, a 12ª edição do Festival de Sopas. O certame, este ano, é organizado pala União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, acredita que vai conseguir atrair cerca de um milhar de visitantes para experimentarem, entre outros sabores, as 28 sopas presentes, provenientes de vários restaurantes, colectividades e da própria autarquia que apresenta duas sopas, dedicadas aos Arguinas.
Este evento, que é já referência no concelho e na região, é procurado, anualmente, por centenas de forasteiros que chegam em busca da diversidade das sopas – desde as mais tradicionais às inovadoras. A gastronomia típica é outra das ofertas que os visitantes vão encontrar no Festival de Sopas de Santa Ovaia, no qual os sabores tradicionais das sopas portuguesas, mas também outros mais arrojados, um lugar central.
“Estamos a contar com cerca de mil visitantes. É precisamente o número de kits que temos disponíveis”, conta o presidente da autarquia Bruno Amado que vê neste evento uma forma de prover Santa Ovaia. “Este é um evento que já ultrapassou as fronteiras do concelho e é conhecido em muitos lados”, conta, rematando que, juntamente com o Festival de Sopas, a Festa do Bodo, que se realiza em Janeiro, é outro dos eventos que tem promovido a União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira.
Além dos sabores tradicionais, a Festa conta também com animação. A festa começa, pelas 18h00, com a actuação do Grupo de Cantares de Melodias e Tradições de Vila Pouca da Beira. Segue-se, às 19h00, a Associação de Cantares de Melodias do Campo de Santa Ovaia. E às 20 horas será altura de degustar as sopas, antecedendo a intervenção dos Irmãos Coragem, 21h30, que encerram o Festival.
