Correio da Beira Serra

“São tantas as dificuldades… É uma prisão. Mas é a paixão que vos move”

As mulheres da Serra, das Aldeias de Montanha, aquelas que produzem o famoso queijo Serra da Estrela, desceram a Lisboa, algumas provenientes de Celorico da Beira, com o apoio da autarquia. E foram recebidas pelo presidente da República que aproveitou a sessão de apresentação do projecto e respectivo livro “As Guardiãs da Montanha” para homenagear as mulheres em geral e estas em particular. No Dia da Mulher. Numa cerimónia decorreu no Palácio de Belém.

“É nesse interior, nesse Portugal esquecido que vocês se juntam, mulheres trabalhadoras dos “Portugais” mais pobres. Que fazem uma ponte entre o passado e o futuro. O queijo que vem do passado e vai continuar no futuro”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa. “O que se pode desejar de melhor para homenagear a mulher em Portugal?”, questionou.

O Presidente da República sublinhou que “o exemplo e o trabalho” daquelas mulheres “é que é diferente”. “[Estas mulheres devem pensar] São tantas as dificuldades que apetece perguntar porque é que me meti nisto? É uma prisão. Mas a paixão supera a prisão. É a paixão que vos move”, disse Marcelo Rebelo de Sousa que terminou com um agradecimento sentido: “Queria em nome de Portugal e de todos os portugueses agradecer-vos essa vossa paixão”.

Veja aqui o discurso na integra:

Exit mobile version