A Vila do Caramulo acolheu no sábado o encontro distrital de sapadores florestais, operadores de postos de vigia e elementos do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA). O secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, que esteve presente, anunciou que o Governo está a trabalhar para aumentar nos próximos anos o número de sapadores florestais e para dignificar a profissão, designadamente ao nível remuneratório e das condições de trabalho.
Na iniciativa participaram mais de 170 operacionais deste sector ligado à protecção civil, aos quais se juntaram, além do secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, a vereadora Vera Machado, e os presidentes das juntas de freguesia do Guardão, Castelões, Santiago de Besteiros, Barreiro de Besteiros e Tourigo e São João do Monte e Mosteirinho.
O encontro foi organizado pela Associação de Freguesias da Serra do Caramulo e pelas juntas de Santiago de Besteiros e de Parada de Gonta, entidades gestoras de equipas de sapadores florestais no concelho tondelense, com o apoio do Município.
A presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, destacou a importância do evento e elogiou o trabalho desenvolvido não só pelas três equipas de sapadores existentes no concelho, como de todas as restantes, na defesa do território, pessoas e bens. A autarca sublinhou ainda o facto de sapadores contribuírem para a actividade económica da região, através da criação de postos de trabalho.
