A segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP) dos Bombeiros Voluntários Argus Arganil, constituída por cinco elementos, entrou ontem em funções. Estes operacionais vão assegurar o cumprimento das missões que, no âmbito do sistema de protecção civil, estão cometidas aos corpos de bombeiros.
As EIP garantem em permanência: o combate a incêndios; o socorro às populações em caso de acidentes ou catástrofes; o socorro, em segunda intervenção, no âmbito da urgência pré-hospitalar; a minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidente grave; a colaboração em outras actividades de protecção civil, no âmbito das funções cometidas aos corpos de bombeiros.
“Com estas Duas Equipas pretendemos ver reforçada a nossa missão, garantindo uma maior prontidão na resposta às ocorrências que impliquem intervenções de socorro às populações e de defesa dos seus bens”, explicam os responsáveis da corporação.
As EIP são constituídas por cinco bombeiros em regime de permanência, vinculados à a uma corporação por contrato individual de trabalho. Os elementos da EIP têm um horário de trabalho não superior a 40 horas semanais e os custos são repartidos A ANPC e a Câmara Municipal do município a que pertence o corpo de bombeiros.
