Santa Comba Dão tornou-se hoje o 14.º município da CIM Viseu Dão Lafões a integrar o sistema de bicicletas partilhadas. Ao mesmo tempo, foram disponibilizadas mais 45 bicicletas na região.
O sistema de bicicletas partilhadas BORA!, iniciativa da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, passou esta quinta-feira a estar presente nos 14 municípios da região. Santa Comba Dão, o único território que ainda não estava incluído na rede, recebeu duas estações e sete bicicletas, marcando o arranque do serviço no concelho.
A cerimónia de inauguração decorreu na estação instalada junto à câmara municipal e contou com a presença do Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, e do Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia, entre outras entidades. O momento incluiu a activação simbólica das novas estações e a entrega das primeiras bicicletas à população.
Também esta quinta-feira foram disponibilizadas mais 45 bicicletas em vários pontos do território da CIM, reforçando a aposta regional numa mobilidade suave e ambientalmente sustentável. Com esta expansão, a rede BORA! passou a integrar um total de 153 bicicletas, distribuídas por 39 estações e 245 docas.
A entrada em funcionamento das novas estações assinalou igualmente o início de um período de transição do Sistema Público de Bicicletas Partilhadas de Viseu Dão Lafões, que decorrerá até 11 de Julho — data que marcará o primeiro aniversário do BORA!. A partir desse dia, entrará em vigor um novo modelo de utilização com tarifário simbólico e processo de adesão simplificado. A inscrição no sistema passará a ser automática e imediata, mediante registo na aplicação digital do BORA!, já disponível desde o dia da inauguração. O tarifário de utilização será composto por três modalidades: passe diário com o custo de um euro, passe trimestral por três euros e passe anual com o valor de doze euros.
Para o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “com esta nova fase, pretendemos garantir a continuidade do projecto BORA! como solução eficaz, acessível e sustentável de mobilidade urbana nos nossos municípios. Santa Comba Dão junta-se hoje ao movimento da mobilidade suave, com mais estações e bicicletas, num passo que é muito importante para todo o território”.
O responsável acrescentou que “a aceitação por parte da população tem sido extraordinária. Estamos a preparar o futuro do sistema BORA! com medidas simples, mas essenciais, que o tornam mais robusto e funcional. A introdução de uma tarifa simbólica representa um equilíbrio necessário entre a acessibilidade e a sustentabilidade do serviço”.
O Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia, sublinhou a importância do projecto para o concelho: “Estamos a intensificar este projecto, que é de grande importância para cada um dos municípios onde está implementado, promovendo não só uma vida saudável, mas também a sustentabilidade ambiental, ao permitir que as pessoas possam circular, em particular, nos centros dos nossos concelhos”.
“É com grande satisfação que inauguramos este espaço, que será certamente relevante para o futuro de cada um dos concelhos envolvidos e, em particular, para o nosso concelho de Santa Comba Dão”, concluiu Leonel Gouveia.
Desde o seu lançamento, em Julho de 2024, o BORA! já permitiu a realização de milhares de deslocações, totalizando mais de 28 mil quilómetros percorridos. Segundo a CIM, estas viagens contribuíram para evitar a emissão de cerca de três toneladas de dióxido de carbono, promovendo estilos de vida mais saudáveis e melhorando a mobilidade urbana na região.
