Contas de 2024 revelam maior execução orçamental e reflectem estratégia de rigor financeiro. Assembleia Municipal aprovou relatório sem votos contra.
O município de Tábua reduziu em cerca de 1,2 milhões de euros o montante de pagamentos em atraso, segundo uma nota da autarquia que acompanha o Relatório de Prestação de Contas referente ao ano de 2024. O documento foi aprovado esta semana pela Assembleia Municipal, sem votos contra, após já ter sido validado pela Câmara Municipal na reunião de 23 de Abril.
A prestação de contas, segundo a autarquia, evidencia uma evolução positiva da situação financeira do município, com uma redução expressiva dos encargos vencidos, a par de um aumento da execução da receita e da despesa previstas em orçamento.
Segundo a mesma nota, esta evolução decorre da estratégia de rigor e controlo financeiro definida pelo executivo municipal, com vista à recuperação das finanças do município, num processo que exige equilíbrio entre a consolidação orçamental e a necessidade de manter os investimentos considerados prioritários para o desenvolvimento económico, social, ambiental e cultural do concelho.
Para o presidente da câmara, Ricardo Cruz, “este é um contexto desafiante, mas em que se pretende dar continuidade a um projecto transformador, de progresso e modernidade para Tábua, dando condições ao município para aproveitar todas as oportunidades do Portugal 2030 e do PRR”.
A autarquia reforça que estes resultados financeiros criam melhores condições para responder às exigências do território e contribuir para uma melhor qualidade de vida dos tabuenses, consolidando Tábua como referência a nível regional e nacional.
