Empresa acusa executivo liderado por José Francisco Rolo de não ter cumprido o que tinha acordado com as empresas. PSD local divulgou hoje o e-mail que formaliza a desistência dos investimentos. Em Junho a empresa anunciou que irá investir em Tondela.
A candidatura do PSD à Câmara de Oliveira do Hospital e aos restantes órgãos autárquicos do concelho divulgou hoje um alegado e-mail da empresa ThinkPack – Lab & Packaging Center, Lda., no qual esta anuncia a sua desistência de investir no concelho, alegando que a Câmara Municipal não cumpriu o acordo de colaboração entre as duas partes e que terá sido mesmo protocolado em Julho de 2021. O e-mail, datado de Janeiro de 2024 e assinada pelo responsável da empresa Edgar Lopes, foi dirigido ao presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, após reunião extraordinária de sócios da ThinkPack, que também envolveu a PlanetPack – Packaging Industry, Lda. “Quatro anos depois, a verdade sobre o acolhimento aos investidores”, é o título da publicação da missiva por parte do PSD.
A ThinkPack, uma empresa de embalagens, considera que os factos e evidências registados resultaram numa “efectiva desmoralização e desmotivação” dos sócios e parceiros, e comunica que a decisão “é irrevogável”, escreve Edgar Lopes.
No correio electrónico, a empresa detalha as razões da desistência: incumprimento do protocolo de colaboração; impossibilidade de cedência dos lotes à PlanetPack devido a alegada “cedência indevida”; suspensão da candidatura PME 2020 da PlanetPack; atrasos e dificuldades no projecto de arquitectura do Lote 2; indefinição da tipologia de apoios previstos; risco de incumprimento perante compromissos assumidos na Agenda Mobilizadora; e ausência de respostas concretas da Câmara a sucessivos pedidos de esclarecimento.
A ThinkPack solicita que “seja agendada a escritura de devolução do Lote 2 adquirido em nome da sociedade ThinkPack, devolvendo-nos apenas o valor da aquisição, acrescido das despesas decorrentes deste acto de compra, bem como todas as taxas pagas no âmbito do projecto de arquitectura”, acrescenta Edgar Lopes.
Por fim, o responsável pela empresa pede que “sejam efectuados esclarecimentos públicos à comunidade de Seixo da Beira”. “Não só por razões de verdade dos factos, mas também pelo nome do meu sócio Vasco Garcia Lopes, oriundo dessa vila e principal promotor para que estas iniciativas se localizassem em Seixo da Beira”, conclui.
Entretanto, no dia 24 de Junho passado, a ThinkPack anunciou a sua instalação na Zona Industrial da Adiça, no concelho de Tondela, prevendo criar cerca de três dezenas de postos de trabalho. O anúncio foi feito durante a cerimónia de inauguração das obras de expansão da Área de Acolhimento Empresarial, presidida por Carla Antunes Borges, presidente da Câmara, e António Leitão Amaro, ministro da Presidência.
A empresa ocupará um lote de mais de 4 mil metros quadrados, onde construirá um laboratório de desenvolvimento de protótipos e compostos biodegradáveis e uma fábrica piloto de embalagens, com tecnologia de injecção a partir de fibras virgens de celulose e lamas primárias. O investimento, de cerca de 1,5 milhões de euros, deverá gerar até 40 milhões de embalagens por ano e já criou sete postos de trabalho.
O grupo prevê ainda instalar uma segunda unidade dedicada à produção de embalagens em pasta moldada à base de fibras celulósicas, que deverá produzir 100 milhões de unidades por ano, em dois turnos, com um investimento de 6 milhões de euros e a criação de cerca de 20 novos empregos.
