Correio da Beira Serra

Travancinha retomou tradição e atraiu centenas de pessoas à Feira dos Santos

A Feira dos Santos, também conhecida na região por feira dos torresmos, “porque, antigamente, pelas matas circundantes do recinto, só se viam fogueiras acesas e caçoilas de barro a fazer os torresmos”, regressou esta ano, ontem (1 de Novembro) à freguesia de Travancinha em Seia. Organizado pela Confraria da Feira dos Santos, o evento manteve a tradição, como as fogueiras e as caçoilas, onde são confeccionados os torresmos e voltou a atrair centenas de pessoas.

O recinto da capela de Nossa Senhora das Virtudes manteve-se como o local de encontro de vendedores ambulantes e de confluência de “milhares de pessoas” da região, sendo que a freguesia de Travancinha está localizada a cerca de 13 quilómetros da cidade de Seia, no extremo poente do concelho, no sopé da Serra da Estrela, e faz fronteira com o município de Seia.

A Confraria da Feira dos Santos de Travancinha conta com cerca de 150 confrades e surgiu no seguimento da antiga Confraria de Nossa Senhora das Virtudes, “que existe há mais de 300 anos” naquela localidade do concelho de Seia. A confraria também toma conta capela de Nossa Senhora das Virtudes e área envolvente, precisamente o espaço que acolhe a feira anual do Dia de Todos dos Santos.

Fotos: JF de Travancinha

Exit mobile version