O ano de 2022 deve ter sido alucinante na vida de Alexandra Reis, que ainda não completou um mês como secretária de Estado do Tesouro de Portugal.
Em 2020 tinha sido nomeada administradora da TAP, mas, em fevereiro último, renunciou ao cargo. Ganhava 245 mil euros brutos por ano, o que correspondia a um salário de 17.500 euros por mês. Um ordenado de luxo, bem superior aos ordenados do Presidente da República e do primeiro-ministro. Por ter renunciado, recebeu uma indemnização da TAP de cerca de 500 mil euros, ao que parece, por cessação antecipada do cargo de administradora executiva.
Acontece que, quatro meses depois, em junho, Alexandra Reis foi nomeada pelo Governo para a presidência da Navegação Aérea de Portugal — NAV Portugal (NAV), sendo que a TAP e a NAV são empresas públicas tuteladas pelo Ministério das Finanças e das Infraestruturas. E que, no último dia 2 de dezembro, assumiu o cargo de secretária de Estado do Tesouro.
Sabemos que é Natal, coisa e tal… Mas a secretária de Estado do Tesouro, que ficou numa situação complicada, pela dificuldade política que será defender o seu caso, ainda não apresentou a demissão. E o Governo ainda não explicou esse luxo de uma pessoa ficar rica ao ser indemnizada por uma empresa pública para, meses depois, voltar a ser chamada pelo Governo para presidir a outra empresa pública do mesmo setor.
Não conheço a senhora secretária de Estado, não duvido da sua competência, nem da legalidade do processo que a transformou numa pessoa endinheirada da noite para o dia, mas isto não deveria ser possível e tem de ser muito bem explicado.
Já vi que o PSD mostrou na televisão um vice-presidente desconhecido com voz de caso a fazer barulho, o que acho genericamente bem, mas tudo indica que sendo a gestão da TAP uma estrutura influenciada pelo bloco central dos interesses, a coisa terá sido suportada numa daquelas leis que toda a gente desconhece até que um caso aparentemente tão absurdo rebenta no espaço mediático em plena quadra natalícia.
Autor: Luís Paulo Rodrigues, Consultor de Comunicação
