Home - Outros Destaques - Camião da Esperança da TVI realiza amanhã testes à COVID-19 em Oliveira do Hospital

Camião da Esperança da TVI realiza amanhã testes à COVID-19 em Oliveira do Hospital

O Camião da Esperança, uma iniciativa solidária da TVI, Rádio Comercial e Galp, vai estar amanhã, no parque do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, a realizar testes de despistagem à Covid-19, numa iniciativa que tem por objetivo “aumentar o número de testes realizados em zonas carenciadas”. Serão testados, a partir das 9h00 até às 12h00 e das 14h30 e 17h30, elementos do Centro de Saúde, Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz, Bombeiros Voluntários (Oliveira do Hospital e Lagares da Beira), GNR e Proteção Civil Municipal.

Os resultados são divulgados entre 48 a 72 horas à delegada de saúde local e à pessoa que realizou o teste. No Camião trabalha uma equipa constituída por quatro médicos, quatro enfermeiros, dois administrativos e um motorista que percorrem os concelhos do interior com o objetivo de informar, aconselhar e testar os habitantes destes territórios..“O Camião da Esperança é uma viatura totalmente equipada com instalações adequadas, material médico-cirúrgico e equipamento de proteção individual para todos os profissionais envolvidos. Percorrerá vários municípios do interior até ao dia 19 de maio, com uma equipa de especialistas preparada para informar, cuidar e testar os habitantes destes territórios”, explica a organização.

A responsabilidade técnica da acção, referem, é assegurada pela Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, que articula com a Autoridade de Saúde a identificação de focos prioritários, procedimentos de rastreamento e atuação, sempre com o envolvimento dos responsáveis municipais. “Os utentes que são identificados previamente pela ARS realizam os testes nas instalações do Camião da Esperança. A operacionalidade do Camião da Esperança é da responsabilidade da GlobalSport”, refere a organização.

O Camião da Esperança é promovido pela GALP, TVI e Rádio Comercial, em parceria com a Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP), KPMG, Mundipharma Portugal, Planetiers, Sabseg, Unilabs e GlobalSport.

LEIA TAMBÉM

Rua Desembargador António Vasconcelos cortada ao trânsito em Oliveira do Hospital

A rua Desembargador António Vasconcelos, em Oliveira do Hospital, foi hoje ao início da noite …

EM503 em Meruge já se encontra transitável após deslizamento de terras

A EM503, em Meruge, já se encontra transitável após ter sido cortada ao trânsito devido …