O município de Seia deu ontem início, na freguesia de Pinhanços, à substituição da iluminação pública tradicional do concelho (constituída por cerca de 16 mil luminárias) pelo moderno sistema LED, com gestão e informação incorporados. O projecto prevê benefícios sociais, ambientais e económicos, estimando a redução do consumo energético em 76,3 por cento, na próxima década.
O processo irá desenrolar-se ao longo dos próximos meses, em todas as localidades do concelho, ao abrigo do contrato de gestão de eficiência energética adjudicado ao consórcio HEN – Serviços Energéticos. O projecto fica a cargo da empresa durante dez anos pelo valor de 5.811.277,00 euros.
“O objetivo do contrato de performance energética (ESCO) é aumentar a eficiência energética de equipamentos elétricos dos serviços de iluminação pública e, consequentemente, reduzir a fatura energética municipal, tornando as contas do município mais sustentáveis e introduzindo maior conforto e segurança”, refere a autarquia.
O investimento associado a este projecto, explicam, é garantido a 100 por cento pela Empresa de Serviços Energéticos em função da gestão de uma poupança que é gerada pela aplicação de novas tecnologias muito mais eficientes e económicas, traduzindo-se assim numa garantia de poupança e sustentabilidade. No âmbito do contrato de gestão de eficiência energética está estipulada uma repartição de economias, 87,50 por cento para o consórcio e 12,5 por cento para o Município, que representa menos 830.182,00 euros para a autarquia senense, no período do contrato. Em termos ambientais, a opção por este projeto pode levar à redução de 85 por cento de emissões de CO2.
