…de colaboração relativo ao programa de Actividades de Enriquecimento Curricular no 1º Ciclo de Ensino Básico, o correiodabeiraserra.com apurou há instantes que esse acordo vai ser assinado esta quinta-feira pelas duas entidades.
Mário Alves chegou a afirmar que se as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) não viessem a ter lugar na Escola Básica Integrada de Lagares da Beira “a responsabilidade será exclusivamente do Conselho Executivo (CE) daquela escola”.
Este processo, que gerou alguma polémica, voltou a ser discutido na reunião camarária de ontem, dia 29, e Alves – de acordo com o que o correiodabeiraserra.com apurou junto de uma fonte ligada ao executivo –, manteve-se intransigente, ao reiterar que se o acordo para as AEC não fosse assinado até amanhã, a responsabilidade seria imputada ao CE daquele agrupamento de escolas.
Este diário digital falou hoje telefonicamente com Ernesto Gouveia, que fez o ponto da situação: “Chegou-se a um acordo, que vai ser assinado amanhã, e neste momento não há problema nenhum”.
Aquele dirigente escolar, reconheceu a existência de algumas divergências entre o Agrupamento e a Câmara Municipal, sobretudo ao nível da “flexibilização dois horários dos professores”, mas foi peremptório ao afirmar que tudo está sanado.
De acordo com o novo programa das AEC, recentemente aprovado pelo Governo, a grande novidade para o próximo ano lectivo é a “generalização do ensino do Inglês” aos primeiro e segundo anos do 1º Ciclo de Ensino Básico, com uma duração semanal de 90 minutos.
Para além das actividades obrigatórias, “os planos podem incluir outras actividades de enriquecimento curricular, nomeadamente o ensino da música, a actividade física e desportiva, o ensino de outras línguas estrangeiras e de outras expressões artísticas”.
Feitas em parceria com as entidades promotoras, que podem ser as autarquias, as associações de pais e as instituições particulares de solidariedade social ou os agrupamentos escolares, o Ministério da Educação comparticipa financeiramente as AEC com um valor que poderá chegar até aos 262, 50 euros anuais por aluno, “quando os planos de actividades incluírem o Inglês, a Música e a actividade física e desportiva”.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc