Home - Últimas - Arganil, um concelho que exibe praias de “Ouro” com apoio para pessoas daltónicos

Arganil, um concelho que exibe praias de “Ouro” com apoio para pessoas daltónicos

As praias fluviais do concelho de Arganil, distinguidas com os diferentes galardões ambientais e de acessibilidade para a época balnear 2022, exibem desde o início do mês, após o hastear de bandeiras: Bandeira Azul, Qualidade de Ouro e “Praia Acessível”. Este ano para além dos habituais galardões, todas elas vão exibir ainda a bandeira colorADD e integrar o seu respectivo sistema gráfico direccionado para ajudar pessoas daltónicas.

As praias do concelho, para além da já conhecida “Bandeira Azul” que atesta a qualidade superior da água e das infra-estruturas de apoio e segurança, exibida nas Praias de Côja, Piódão e Cascalheira – Secarias; da bandeira “Qualidade de Ouro”, que distingue a qualidade da água balnear, agora exposta nas praias de Côja, Piódão e Cascalheira – Secarias e, do galardão “Praia Acessível” que reconhece as praias que reúnem condições de acessibilidade e usabilidade a pessoas com mobilidade condicionada, exibida em Pomares, Benfeita, Cascalheira – Secarias e Côja, todas elas exibem ainda, fruto de uma colaboração com a AdCL, a bandeira colorADD. Esta bandeira indica a utilização nessas praias, do sistema gráfico de identificação de cores para daltónicos, aplicado não só às bandeiras de praia como aos contentores de recolha selectiva de resíduos.

“Este galardão veio tornar as praias ainda mais inclusivas”, diz o vereador do Ambiente, Luís Almeida, frisando que significa que o concelho “caminha no sentido da sua valorização contínua”. Ainda no que respeita à inclusão e acessibilidade, as praias de Côja e Cascalheira-Secarias dispõem ainda, para esta época balnear, de uma cadeira anfíbia que possibilita o acesso à água a pessoas com mobilidade reduzida. O autarca não escondia ainda o orgulho por o concelho contar “pela primeira vez ter três praias fluviais com água Qualidade de Ouro, apenas atribuído a praias com excelência da qualidade das suas águas”. Três, é também o número de Bandeiras Azuis atribuídas a Arganil, o que, segundo Luís Almeida coloca o concelho no lugar cimeiro do ranking de Municípios da Região Hidrográfica do Centro, com maior número de praias galardoadas.

“Depois de uma pandemia, que ainda não terminou e tem condicionado todas as actividades, que este ano seja um ano de verdadeira recuperação e de vermos as nossas praias e o nosso concelho cheio de gente”, disse referindo-se à época balnear 2022 que termina em 11 de Setembro na praia da Cascalheira – Secarias e a 31 de Agosto nas restantes. O vereador do Ambiente confessou ainda que a parceria e colaboração das Juntas e Uniões de Freguesia foi fundamental na conquista destes galardões. “É um investimento no Turismo, que permite atrair milhares de pessoas ao concelho”, concluiu.

 

LEIA TAMBÉM

frio

IPMA prevê trégua na chuva e descida das temperaturas na próxima semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma diminuição significativa da precipitação …

Universidade Sénior de Carregal do Sal vai recriar ida histórica à Feira do Queijo de Celorico da Beira

A Universidade Sénior de Carregal do Sal promove, na próxima sexta-feira, 20 de Fevereiro, uma …