Home - Mundo - Banco Central Europeu prevê recessão mais profunda na zona euro

Banco Central Europeu prevê recessão mais profunda na zona euro

O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, anunciou, esta quinta-feira, uma revisão em baixa das estimativas de crescimento para a zona euro, esperando agora que a recessão este ano atinja os 0,6 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) da região, informa a edição online do JN.

Na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do conselho de governadores da instituição que lidera, onde foi decidida uma manutenção das taxas de juro apesar das expectativas mais pessimistas para a área do euro, Mario Draghi disse que continuam à espera de “uma estabilização da economia ao longo do ano”.

Segundo o presidente do BCE, os dados mais recentes dão conta de uma estabilização e mesmo um início da retoma no final do ano, e, como tal, a revisão em baixa de 0,1 pontos percentuais não deu para já lugar a novo corte nas taxas de juro de referência, que sofreram uma redução no mês passado.

“A atividade económica na zona euro deve estabilizar e recuperar ao longo do ano apesar de a um ritmo lento”, disse o presidente aos jornalistas em Frankfurt, na sede do BCE.

Os riscos para a inflação continuam “equilibrados na generalidade”, enquanto existem riscos descendentes para o crescimento económico. Ainda assim, o líder do BCE garante que a instituição irá continuar vigilante.

LEIA TAMBÉM

Homem condenado por abandono de cão na Barragem do Caldeirão

Um homem de 41 anos foi condenado pelo crime de abandono de animal de companhia, …

Águas Públicas da Serra da Estrela reforça vigilância face a tempestades e garante qualidade e segurança no abastecimento

A Águas Públicas da Serra da Estrela (APdSE) anunciou em comunicado que reforçou a sua …