Home - Outros Destaques - Be Alva, o reconfortante silêncio da beira rio…

Be Alva, o reconfortante silêncio da beira rio…

Beleza natural do vale do Alva continua a ser uma local de eleição para o turismo em Oliveira do Hospital

Chega-se ao empreendimento Be Alva por uma estrada de terra batida, em Caldas de São Paulo, Oliveira do Hospital. A primeira vista é um pavilhão enorme, que abriga cerca de 350 cabras, as quais produzem diariamente 700 litros de leite. O administrador José Carlos chega e não esconde algum orgulho e explica que estamos numa exploração amiga da natureza e dos animais. Tudo tecnologia de ponta em que tudo é reaproveitado. Só assim é possível, explica, que uns metros abaixo se encontrem quatro unidades de alojamento (três T1 e um T0). Aqui, sente-se um silêncio relaxante. Bem ao lado de um Açude em que a água límpida do rio Alva corre calmamente.

O rio convida a um passeio de barco e os trilhos a uma volta de bicicleta. Já a sombra recomenda a leitura de um livro. “A nossa mais valia é a natureza, portanto não a podemos agredir. Por isso conseguimos harmonizar o capril, três hectares de pereiras e um hectare de castanheiros. As pessoas querem conviver com isto”, explica José Carlos um professor reformado que em 2015 resolveu aceder ao desafio do amigo José João para apostarem num cabril.

“A aposta inicial era mesmo só o cabril, mas depois fomos reparando nas potencialidades turísticas e resolvemos recuperar os moinhos e a Casa do Moleiro que foi alargada permitindo a construção de três apartamentos T1 e um T0. E tem sido um sucesso, particularmente esta conjugação de tranquilidade e silêncio com a agricultura”, conta José João, frisando que o capril não afecta o turismo, antes pelo contrário, porque se trata de uma exploração de última geração.

“Tudo prevê a sustentabilidade ambiental e o bem-estar animal. Não há escorrimento para o subsolo. É tudo reaproveitado. Aqui tudo se renova. Temos muito orgulho neste trabalho”, conta José Carlos. “As pessoas querem que os produtos sejam produzidos com sustentabilidade e preocupam-se com o bem-estar animal. É isso que oferecemos às nossas cabras de raça murciano-granadina, da qual temos feito o apuramento da raça, procurando a melhoria genética para melhorar a quantidade e qualidade do leite”.

Além da oferta do agro-turismo e da “paz e beleza” que o local oferece, a Be Alva tem também a concessão exclusiva de zona de pesca no rio Alva entre a ponte das Caldas e a ponte de Penalva de Alva. “É mais um elemento diferenciador”, conta José Carlos que não esconde a vontade de avançar com o alargamento de um projecto que arrancou em 2015 e teve logo de enfrentar três catástrofes: os incêndios de 2017, a COVID-19 e agora a guerra na Ucrânia.

“Temos um projecto bem ambicioso, mas foi travado a fundo por esta sequência de desastres. Os juros dispararam e temos de ter muita cautela”, conta sublinhando que o projecto prevê a construção de uma loja de produtos regionais (onde serão vendidos, entre outros, os produtos lácteos, mel ou as pêras Be Alva), contempla cinco unidades de alojamento, piscinas, bar, restaurante e um passadiço para atravessar o rio para o outro lado que acolherá novas construções, aumentando consideravelmente a oferta do empreendimento.

“Vamos avançar com calma. Prevê também o arranjo urbanístico das quintas para as pessoas poderem andar livremente. Com partes reservadas de acesso exclusivo aos hóspedes que assim o pretendam. O melhor que temos é a natureza e não a podemos agredir. Do outro lado do rio, existem também fios de água e vai ser tudo recuperado com espaços para as pessoas andarem livremente. Queremos que as pessoas se sintam bem. Queremos oferecer algo de diferente”, conclui José Carlos.

 

 

 

LEIA TAMBÉM

Subida dos caudais dos rios Alva e Alvoco leva Câmara de Oliveira do Hospital a emitir alerta

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lançou esta tarde um alerta à população devido …

Estradas cortadas em Penalva de Alva devido a deslizamentos

A estrada EM514 foi cortada esta manhã devido a um novo deslizamento de terras. A …