Home - Últimas - Centenas de alunos participaram na Feira de Orientação Escolar e Profissional em Penacova

Centenas de alunos participaram na Feira de Orientação Escolar e Profissional em Penacova

Casa das Artes Martins da Costa recebeu, esta quinta-feira, mais uma edição da Feira de Orientação Escolar e Profissional, com universidades, forças de segurança e especialistas em novas profissões e tecnologias.

A Casa das Artes Martins da Costa, em Penacova, recebeu esta quinta-feira, 8 de Maio, a 4.ª edição da Feira de Orientação Escolar e Profissional e o 3.º Fórum da Juventude, um evento que juntou centenas de alunos e representantes de universidades, institutos politécnicos, escolas profissionais, PSP, GNR e várias entidades ligadas à formação e ao emprego.

Com o objectivo de apoiar os jovens na definição do seu percurso académico e profissional, a iniciativa decorreu entre as 10h00 e as 18h00 e contou com um programa diversificado, marcado por grande participação.

Ao longo do dia, os alunos assistiram a palestras sobre inteligência artificial, novas profissões, segurança e cidadania, conduzidas por professores universitários, agentes da PSP, militares da GNR e especialistas de diferentes áreas. A programação incluiu ainda workshops práticos nas áreas da informática, novas tecnologias, design de vestuário, culinária e outras vertentes técnicas e criativas.

Para o presidente da câmara municipal, Álvaro Coimbra, “este é um investimento claro no futuro dos nossos jovens e no desenvolvimento do concelho. Queremos que sintam que têm oportunidades, caminhos e apoio aqui mesmo, em Penacova”.

O vereador da Educação, Carlos Sousa, destacou que “a proximidade com as instituições de ensino superior e profissional é essencial para que os alunos possam construir projectos de vida sólidos e conscientes”.

A directora do Agrupamento de Escolas de Penacova, Cristina Simões, sublinhou, por sua vez, que “foi um momento privilegiado de contacto directo com realidades profissionais e educativas, num formato dinâmico e adaptado aos interesses dos nossos alunos”.

A iniciativa foi promovida pelo município de Penacova, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Penacova, e contou com a colaboração de dezenas de entidades do sector educativo e profissional, num esforço conjunto para preparar os jovens para os desafios do ensino superior e do mercado de trabalho.

LEIA TAMBÉM

GNR deteve em Santa Comba Dão homem suspeito de furtos e recuperou viatura e material

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Torre de Moncorvo da GNR deteve, …

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …