Home - Desporto - CM de Arganil nega responsabilidades no cancelamento do Rally de Arganil – Capital do Rally

CM de Arganil nega responsabilidades no cancelamento do Rally de Arganil – Capital do Rally

A autarquia assegura que nunca se comprometeu a pagar qualquer verba para a realização da prova e repudia as justificações do Clube Automóvel do Centro…

A Câmara Municipal de Arganil considera que o Clube Automóvel do Centro (CAC) não foi rigoroso na explicação que deu para cancelar o Rally de Arganil, previsto para os dias 21 e 22 de Setembro. A autarquia refere que a tentativa de esclarecimento transmite “a falsa ideia de que o Município de Arganil é responsável pelo cancelamento da prova, por não ter cumprido um alegado, mas inexistente compromisso de apoio financeiro”. O município enfatiza ainda que nunca esteve em causa o pagamento de qualquer contrapartida financeira, mas apenas o pagamento de parte das despesas de logística.

“Isto é, jamais o Município de Arganil, assumiu qualquer compromisso de apoio financeiro”, explica a autarquia, sublinhando que a autarquia desde o primeiro momento em que se pensou na prova ficou disponível para “pagar as despesas relacionadas com os bombeiros e os equipamentos utilizados por estes durante o evento”. “Com base nesse entendimento, o CAC enviou ao Município de Arganil uma comunicação escrita detalhando as necessidades previstas para a prova..”, pode-se ler numa nota do município de Arganil.

A autarquia refere que, em momento algum, durante os vários contactos estabelecidos com o CAC, foi mencionada pelos seus representantes, de forma escrita ou verbal, a ponderação de qualquer comparticipação financeira por parte do Município de Arganil. “Somente a 22 de julho de 2024 é que os responsáveis do CAC, remetendo o protocolo de colaboração, se referiram à pretensão de querer cobrar ao município a quantia de 40 mil euros. Nessa altura (que foi a primeira vez que se referiram ao montante, repita-se) foi, de imediato, comunicado ao CAC que o município de Arganil não aceitava pagar qualquer contrapartida financeira”, continua o órgão liderado pelo autarca Luís Paulo Costa.

Lamentando que este processo tenha desiludido os entusiastas do Rally, os responsáveis da autarquia referem que, em nome da transparência e da boa gestão da causa pública, não podiam aceitar atitudes que em nada refletem a verdade dos factos. “E que, por isso, repudiamos de forma veemente a forma como a informação foi divulgada publicamente pelo Clube Automóvel do Centro”, conclui.

O Clube Automóvel do Centro, recorde-se, anunciou o cancelamento do Rally de Arganil – Capital do Rally que estava previsto para se disputar nos próximos dias 21 e 22 de Setembro. A organização justifica ou a decisão com facto de alegadamente o município de Arganil ter comunicado a indisponibilidade financeira para concretizar o apoio que teria acordado, sem referir a que apoios se refere. “Apesar de sermos alheios a esta situação, que lamentamos profundamente, queremos apresentar as nossas desculpas a todos os eventuais envolvidos e interessados nesta prova”, sintetiza o Clube Automóvel do Centro numa nota publicada nas redes sociais.

LEIA TAMBÉM

UF de Celorico da Beira aprovou executivo, mas impasse na Assembleia impede instalação dos órgãos

A União de Freguesias de Celorico da Beira, São Pedro e Santa Maria, e Vila …

Universidade de Aveiro desenvolveu bioplásticos a partir de casca de cebola

Um resíduo agro-alimentar abundante e pouco valorizado, a casca de cebola, pode desempenhar um papel …